Visconde de Mauá faz divisa com o Parque Nacional de Itatiaia e está no alto da Serra da Mantiqueira, mais especificamente no sul de Minas Gerais, sul do Rio de Janeiro e próximo ao norte de São Paulo, três estados abençoados pela natureza.
Antigo reduto hippie, Visconde de Mauá atrai hoje famílias, adeptos de esportes de aventura e pessoas que estão apenas em busca de tranquilidade em uma das mais belas paisagens da Mantiqueira. O clima rústico do lugar ganha um toque de sofisticação por conta das charmosas pousadas, restaurantes e lojas diversas, distribuídos tanto do lado fluminense como do lado mineiro da região.
Três vilas em uma
Visconde de Mauá é o nome atribuído ao conjunto de três vilas: a de Mauá, porta de entrada aos turistas, na cidade de Resende (RJ); Maringá, a de melhor infraestrutura, onde se encontra a maior parte dos restaurantes, lojas e pousadas; e Maromba, pertencente a Itatiaia (RJ), destaca-se principalmente pelos atrativos naturais da região, com as cachoeiras. Cortada pelo Rio Preto, a Vila de Maringá foi dividida em Maringá Rio e Maringá Minas e a passagem de um estado para o outro é feita simplesmente pela travessia de uma ponte de pedestres.
Com altitude média de 1.300m e clima típico de montanha, a região oferece piscinas naturais de águas límpidas e cristalinas, rios e mais de 100 cachoeiras catalogadas, as mais populares – como a do Escorrega, Poção e Véu da Noiva – estão localizadas num circuito de fácil acesso. Em novembro acontece o Festival da Truta, um dos principais pratos da região servido das mais variadas formas pelos restaurantes e pousadas locais.
Cabanas do Visconde, conforto em meio à natureza
Reinaugurada em outubro, a Pousada Cabanas do Visconde oferece tudo o que o turista procura em uma visita a Visconde de Mauá: ambiente rústico como convém em um lugar de natureza, mas com muito conforto e capricho, tanto nos detalhes como no café da manhã
Localizada em Maringá, bem próxima do lado fluminense e do lado mineiro (dá para ir a pé), a pousada dispõe de 9 aconchegantes chalés, sendo um acessível, com TV, frigobar, DVD, dois chuveiros (um a gás e outro elétrico) lareira, piscina, sauna, churrasqueira e um rio.
A reabertura, dia 18 de outubro, foi marcada pela primeira festa temática alemã da região, ideia da empresária Leonis Straus, que assumiu a direção da pousada há três meses e tem planos de investir no turismo corporativo e locar o lugar para festas, casamentos e encontros. Para saber mais entre em contato com [email protected] ou (24) 3387.1456 /9 9301.973