Notícias

Áreas de lazer de condomínios ganham turbinadas

14/10/2014
Áreas de lazer de condomínios ganham turbinadas | Jornal da Orla
Se alguns dos fatores a serem considerados na hora de comprar um imóvel é o tamanho do apartamento, a qualidade construtiva e sua localização, já é possível acrescentar à lista as opções de atividades e espaços disponíveis nas áreas comuns. Muito além do tradicional salão de festas, churrasqueira e sala de jogos, os condomínios de alto padrão têm oferecido salas de cinema, área gourmet, academia funcional, spas entre outras alternativas.
A criação de áreas comuns diferenciadas surgiu para suprir a necessidade de proporcionar outros tipos de atividades aos condôminos sem precisar sair de casa além de garantir a segurança das famílias. “Empreendimentos com áreas de lazer específicas para diversas faixas etárias trazem mais comodidade e tranquilidade ao morador proporcionando opções de divertimento dentro do condomínio”, ressalta a consultora Tatiana Rosa Cequinel.
“Cada vez mais os espaços de lazer estão sendo valorizados pela família e podem ser decisivos na hora da escolha do empreendimento. Por isso quanto mais opções de lazer, comodidade e segurança maiores são os agregados no momento de se adquirir um apartamento”, complementa.


Projetar novidades
Na hora de projetar as áreas comuns, os construtores pesquisam as tendências de entretenimento locais e também em outras cidades do mundo. “Para trazer essas novidades para os empreendimentos é preciso estudar o terreno e verificar quais são as opções que possam ser implementadas no espaço disponível”, explica Cequinel. “Se o residencial possuir um espaço maior são oferecidas além dos atrativos habituais ambientes diferenciados como salão de festa gourmet, pista de cooper, boate, praça do fogo entre outras novidades”,  diz o arquiteto Lucas Ramos Socas.
 
Em um empreendimento com área menor as atividades oferecidas vão desde as tradicionais as mais inusitadas, como pub, piscina estruturada para prática de biribol e quadra de squash ou  “praça do fogo”, espaço projetado para reunir amigos em noites de baixas temperaturas com direito a aquecimento em uma área externa e com muito mais segurança – uma espécie de luau de inverno.
Outra novidade é a inclusão de salas de reuniões projetadas para atender ao número cada vez maior de profissionais que trabalham em casa. Áreas verdes integradas ao condomínio são mais opções. Para os próximos empreendimentos também já está sendo cogitada a troca dos antigos bicicletários em formato de depósito para salas especiais para guardar e cuidar das bicicletas, já que hoje em dia muitos ciclistas possuem bicicletas que custam cerca de R$ 16 mil.