Eventos

Quatorze restaurantes participam do Festival Gastronômico Danado de Bom

13/10/2014
Quatorze restaurantes participam do Festival Gastronômico Danado de Bom | Jornal da Orla
Os amantes da culinária nordestina terão um excelente motivo para almoçar ou jantar em Cubatão a partir desta segunda-feira (13): o Festival Gastronômico Cubatão Danado de Bom. Ao todo, 14 restaurantes, bares e lanchonetes da cidade se inscreveram na competição e colocarão em seus cardápios receitas elaboradas com ingredientes típicos da região Nordeste. As criações serão avaliadas por um corpo de jurados formado por especialistas em gastronomia, mas também poderão ser apreciadas por moradores e turistas até o dia 16 de novembro.
 
Os jurados avaliarão quesitos como criatividade, originalidade, influências nordestinas, sabor e apresentação do prato, e ambiente e atendimento do estabelecimento. O vencedor receberá o título de “Receita Danada de Boa 2014”. Além disso, todos os participantes terão suas criações incluídas em um livro de receitas, que será lançado durante a 3ª edição do Festival da Cultura Nordestina – Cubatão Danado de Bom.
 
Participam do concurso este ano, as seguintes casas: Restaurante Street Point, Cantina Tia Jô, Restaurante Kanashiro, Bom Grill, Aqui no Bistrô, WM Restaurante, Restaurante Coisas Mineiras, Lanches Flórida, Café Sunshine, Magestic, Cactus, Vovó Mafalda, Tempero Manero e Bon Apetite.
 
Entre os pratos inscritos, estão receitas como o escondidinho de carne seca, baião de dois com chuleta, carne seca desfiada com mandioca, guisado de galinha caipira nordestina, cordeiro com farofa e cuscuz, carne seca com abóbora dobradinha, cação ao leite de coco com marisco e camarão, dois tipos de lasanha com carne seca e abóbora e costelinha nordestina ao molho oriental. E duas sobremesas: Petit Gateau Nordestino, feito com massa de tapioca e recheio de doce de leite, acompanhado de sorvete de coco e calda de rapadura, e o Açaí Danado de Bom.
 
O Festival Gastronômico antecede o Cubatão Danado de Bom, que este ano ocorre de 13 a 16 de novembro, no Kartódromo Municipal, com show de grandes nomes da música nordestina, como Fagner, Pitty, Tribo de Jah, Magníficos, Rapadura Xique-Chico. Contará, também, com uma homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, com direito a um museu com objetos usados por Gonzagão. O neto dele, Daniel Gonzaga, também vai participar do Festival.
 
Além de música, o Danado de Bom terá muita gastronomia, com uma praça de alimentação de 1.300 m² e uma cidade cenográfica com casinhas retratando uma vila matuta, onde as pessoas poderão entrar e tirar fotos.
 
Criado em 2010 pela Prefeitura de Cubatão, o festival, que tem o apoio de grandes empresas da região, faz parte do calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo e já está se consolidando como a maior festa nordestina fora do Nordeste – as duas edições anteriores somaram um público de 115 mil pessoas. A expectativa da organização, este ano, é atrair cerca de 75 mil pessoas ao local nos quatro dias de festa.