Geral

Estudante de Santos cria aplicativo para conectar pessoas por meio da música

13/10/2014
Estudante de Santos cria aplicativo para conectar pessoas por meio da música | Jornal da Orla
O aluno Luan Victor Feitosa Silva, de Engenharia de Petróleo e Gás da Unimonte, está concorrendo ao Prêmio Santander de Empreendedorismo com o aplicativo Play Now, que permite a conexão de pessoas por meio da música.
 
Trata-se de um aplicativo para celular compatível com todas as plataformas, como IOS e Android. O Play Now é uma rede social, mas totalmente diferente das redes ativas hoje em dia, como o Facebook ou Twitter. Ele possui a interatividade de uma playlist e um sistema de posicionamento remoto de celular, permitindo que seus usuários interajam com outros por meio das músicas que estão ouvindo.
 
O criador explica como surgiu a ideia do Play Now. “Eu gosto de tocar violão, teclado e gaita nas horas de folga e também de compor. Assim, o Play Now surgiu quando estava tocando uma música e tive curiosidade em saber se outras pessoas também gostavam daquele tipo de som. Daí logo bateu a ideia, porque não existe um meio que faça este tipo de conexão e que possa unir as pessoas que têm o mesmo gosto musical. A partir de então, comecei a pensar no aplicativo e em como desenvolvê-lo. Na realidade, o programa é simples e plenamente viável de ser comercializado”.
 
Ao criar a conta e fazer o login, o usuário poderá dar permissão para sincronizar a música que está ouvindo com o aplicativo, além de mostrar sua atual localização. Assim será possível que os usuários conheçam outras pessoas que estão ouvindo a mesma música que ele em diferentes lugares do mundo. O app possibilita ainda a compra de música e a venda de propagandas.
 
Diferencial
 
O diferencial do Play Now em relação às concorrentes é justamente a possibilidade de os usuários encontrarem pessoas que estão ouvindo as mesmas músicas com o bônus de poder comprar a música que desejam. “O usuário tem a oportunidade de conhecer pessoas que têm o mesmo relacionamento com a música que faz parte de sua vida”.
 
Natural de Sergipe, Luan veio para Santos a fim de estudar Petróleo e Gás na Unimonte. E conseguiu o que muita gente não faz: colocar em prática uma boa ideia. “O ponto central é não permitir que as dificuldades nos limitem. Meu pai diz que há tempo para tudo na face da terra, de plantar e de colher. A ideia foi plantada e espero que cresça e dê frutos”.
 
O universitário também está fazendo uma pesquisa científica na área de Petróleo e Gás. “Estudar é bom e nos capacita, portanto, não devemos ficar restritos ao nosso meio. Sempre que possível temos que investir em temas diversos e naquilo que nos faz bem e que gostamos de fazer: música, teatro, fotografia ou trabalho voluntário. Claro que a correria do nosso dia a dia nem sempre nos permite, mas temos que estar atentos às oportunidades”.
 
Para votar no projeto de Luan, basta acessar clicar aqui e escolher (Luan Victor Feitosa Silva, Projeto Play Now) até a próxima quinta-feira (dia 16). Os três mais votados vão para final. E o prêmio para o primeiro colocado será uma bolsa de estudo no exterior mais um montante para que o projeto seja implantado.