Notícias

O peso ideal de uma bolsa de mulher

10/10/2014
O peso ideal de uma bolsa de mulher | Jornal da Orla
Bolsa de mulher tem de tudo e mais um pouco. Óculos de sol e de grau, kits de maquiagem, agenda, perfume, remédios, chaves, entre outros objetos indispensáveis ou não que sobrecarregam o acessório e, dependendo do peso e da forma que é usado, pode gerar lesões na coluna vertebral.
 
Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), o ideal é que o peso final das inseparáveis bolsas não ultrapasse 5% do peso da pessoa. “Caso contrário, a utilização inadequada traz uma série de problemas, tanto na região lombar quanto na torácica e na cervical. Em muitos casos, os músculos do pescoço podem ficar tensos e doloridos. A postura errada é outro agravante. Ela altera o equilíbrio na caminhada e força apenas para um dos lados do corpo. Uma sugestão é variar o ombro que carrega a bolsa”, explica.
 
O especialista ressalta que as alças mais largas e não tão longas, posicionadas na diagonal, ajudam a evitar quadros mais sérios de lesões. “O ideal é ‘emagrecer’ a bolsa; se organizar. Uma ideia é elaborar uma lista de tudo o que é dispensável, ou que pode ser substituído por algo mais leve. Escolher, por exemplo, versões menores de cosméticos. Não levar livros ou cadernos e pensar no que será necessário para aquele dia apenas. Rever o molho de chaves também vale a pena”, sugere Giuliano Martins.