Notícias

Bioimpedância: Você já ouviu falar?

09/10/2014
Bioimpedância: Você já ouviu falar? | Jornal da Orla
Trata-se de uma avaliação do percentual de gordura, massa magra e hidratação, que permite calcular a faixa ideal de peso para o paciente, de acordo com o sexo e idade. 

A nutricionista Deborah Torci explica que esse procedimento é importante, porque as pessoas estão preocupadas, somente, com o peso na balança. “Duas pessoas, uma que seja atleta e outra sedentária, com a mesma altura, podem ter o mesmo peso mas, dificilmente, a mesma composição corporal”. 

O BIA, como é conhecido, é indolor e rápido. “Dois pares de eletrodos são colados na mão e pés direitos do paciente. A corrente elétrica que passa por eles identifica o total de água que a pessoa tem no corpo. Quanto mais massa magra, ou seja, água, o paciente tiver, essa corrente vai passar pelo corpo com facilidade.  Já quanto mais gordura, mais devagar a corrente passará”, explica a especialista.

Com os dados da avaliação, o profissional de nutrição pode fazer o correto diagnóstico de peso corporal, avaliando se a pessoa está inchada ou se é excesso de peso. Assim, o cardápio é melhor elaborado e para que as metas do paciente sejam atingidas.