Meio Ambiente

Itanhaém tem 100chr37 das praias próprias para banho de mar

08/10/2014
Itanhaém tem 100chr37 das praias próprias para banho de mar | Jornal da Orla
A Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb), responsável pelo monitoramento da qualidade das praias do litoral paulista, atestou que todas as praias de Itanhaém estão favoráveis para o banho. O período de amostragem é de 31 de agosto a 28 de setembro.
 
Campos Elíseos, Suarão, Parque Balneário, Praia dos Pescadores, Jardim Cibratel, Praia do Sonho, Jardim São Fernando, Suarão, Estância Balneária, Balneário Jardim Regina, Balneário Gaivota e Centro são as doze praias aprovadas. Durante o passeio, os visitantes e moradores podem se divertir, praticar esportes e aproveitar para conhecer os pontos turísticos. 
 
Praia do Sonho: A Praia do Sonho é uma das mais procuradas por turistas e munícipes. Não deixando o nome a desejar, ela possui 800 metros de extensão e é uma das mais belas por proporcionar uma bela paisagem. Está localizada entre os Morros do Sapucaitava, Piraguyra e Paranambuco. Quando a visibilidade permite, é possível contemplar as Ilhas da Queimada Grande e da Queimada Pequena. Sua orla possui coqueiros em toda sua extensão, ótimo para caminhadas. Também é muito procurada para a prática de esportes amadores como futebol e vôlei. Próximo ao local está alguns dos principais pontos turísticos da Cidade, a Passarela e Cama de Anchieta e Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
 
Praia dos Pescadores: Com cerca de 600 metros de extensão, a Praia dos Pescadores é uma das prediletas para o lazer, a pesca e prática de surf. Além de belezas naturais, abriga  dois dos principais pontos turísticos de Itanhaém. Localizada entre o Morro da Sapucaitava e a Praia do Sonho, faz parte de seu cenário o Monumento Mulheres de Areia. Feita de fibra e esculpida por Serafim Gonzalez, a obra se tornou famosa pelas gravações realizadas na primeira versão da novela de mesmo nome, da extinta TV Tupi. O outro atrativo é a Ilha das Cabras e sua enorme formação rochosa, que podem ser acessadas durante a maré baixa, atraindo a prática de pesca com vara. 
 
Pocinho de Anchieta e Praia do Cibratel: Para quem procura um local calmo e bem arejado para praticar, não deve deixar de lado a Praia do Cibratel. Tanto para crianças quanto para idosos, o local dispõe de uma grande orla, além de ter uma vista privilegiada de toda a extensão litorânea. É considerada adequada para a prática do kitesurf e surf.  No local fica o Pocinho de Anchieta, que forma uma piscina natural. A pesca esportiva também não fica de fora. Fica ao lado do morro do Paranambuco. 
 
Praia da Saudade: Sendo um atrativo pela tranquilidade que oferece, a Praia da Saudade é muito frequentada por quem gosta de ter um contato com a natureza e desfrutar do lazer e a prática da pesca que o local proporciona. Está localizada aos pés do Morro do Sapucaitava e o acesso é feito pela trilha com entrada pela Rua Sebastião das Dores, na Prainha. Em suas proximidades está a Ilha da Saudade, conhecida como Pedra do Carioca, atraindo diariamente a pesca artesanal e amadora. Também é possível observar a Ilha das Cabras, localizada na Praia dos Pescadores. Com as características de um rio, por não conter ondas, é um ambiente sossegado. Além de tantos aspectos positivos, uma de suas vistas é o encontro do Praião com o Rio Itanhaém, que forma a Boca da Barra.
 
Praia das Conchas: Sendo uma enseada, a Praia das Conchas está localizada entre o a Praia do Sonho e a Cama de Anchieta, aos pés do Morro do Paranambuco. O nome é recebido porque, ao invés da areia, o chão é repleto de conchas de diversos tamanhos e cores.  O acesso é feito pelas rochas da Praia do Sonho, a qual faz todo o contorno da enseada e é possível avistar a Cama de Anchieta. A prática da pesca amadora é muito frequente. Uma das vistas que o local permite é a Ilha das Cabras, localizada na Praia dos Pescadores.