Geral

Valor a quem merece

26/09/2014
Valor a quem merece | Jornal da Orla
É principalmente em ano eleitoral, como este, que os políticos repetem a ladainha de que é preciso “investir na educação”. Mas as melhorias neste setor passam, necessariamente, pela valorização dos profissionais. Uma experiência, cujos resultados vêm demonstrando sua eficiência, é o Prêmio Educador Santista, que em 2014 chega à sua 6ª edição. 
 
Trata-se, em resumo, de um concurso, que busca objetivos identificar, valorizar e divulgar ações de qualidade implantadas nas escolas da rede municipal de ensino. 
Dividida em duas categorias (Educador e Gestor), a competição distribui prêmios. Entre eles, bolsas de estudo em cursos de inglês ou espanhol, um dia na Estância do Alto da Serra, viagens (para Buenos Aires, Fortaleza e Foz do Iguaçu) e computadores portáteis. 
 
A seleção dos trabalhos começou esta semana. A premiação será em dezembro, em uma verdadeira noite de gala.
 
No ano passado, o projeto vencedor, na categoria Educador, foi “Toriba, um amigo feliz”, da professora Vânia Barbosa Conceição. Ela usou elementos da cultura indígena para trabalhar diversos conteúdos com seus alunos, da escola Cely de Moura Negrini. Na categoria Gestor, a vencedora foi Andrea Cruz Gomes Piedade, da escola Nelson de Toledo Piza, com o “Nosso Bairro”, projeto que busca valorizar a integração do colégio com a comunidade.
 
A iniciativa conta com a parceria das empresas Rodrimar, Marim Resíduos, Santos Brasil, Ultragaz,  Copersucar, CNA – canal 1, ZMR Produções, Unimed Santos, Pepino Esportes, Instituto Educacional Cristal Santista, Faculdade Brasil, Estrutura Construtora, Deicmar Ambiental e Praticagem de Santos.