Geral

Seminário sobre a Cadeia do Peixe

22/09/2014
Seminário sobre a Cadeia do Peixe | Jornal da Orla
A Unimonte, em parceria com o Centro de Cultura Culinária Câmara Cascudo e o Movimento Slow Fish do Brasil, realiza na sexta-feira (26), o evento Olhar ao Mar – Seminário sobre a Cadeia do Peixe, que vai abordar e discutir a trajetória do pescado até chegar à mesa do consumidor. A programação vai reunir biólogos, oceanógrafos, chefs de cozinha, pescadores e sindicatos da categoria para avaliar como está o mercado e o que pode ser feito para melhorar essa atividade econômica tão natural e tradicional.
 
Os pontos principais são os problemas de produção, distribuição, qualidade e sustentabilidade da cadeia do pescado. Às 14h, será debatida a Cadeia da Pesca com Cintia Miyaji, bióloga, professora da Unimonte e uma das autoras do Guia Responsável de Consumo de Pescados; Sérgio Caíres, criador em sistema e aqüicultura ecológica na Ilha de Ubatuba; Fernando Pires das Neves, do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e região; e Antonio Olinto Ávila da Silva, pesquisador do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Pescado Marinho – Instituto de Pesca de São Paulo.
 
A partir das 16h, o tema será Cardápio em Restaurantes: Abastecimento e Consumidor, com a participação de Bella Masano, chef e proprietária do restaurante Amadeus, em São Paulo; André Ahn, cozinheiro e chef do restaurante Guaiaó; Eudes Assis, cozinheiro e especialista em cozinha caiçara; Rúbia Yuri Tomita, pesquisadora do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Pescado Marinho – Instituto de Pesca de São Paulo; e Marcelo Corrêa Bastos, cozinheiro e chef proprietário do restaurante Jiquitaia.
 
Para a professora Cintia Miyaji, uma das coordenadoras do evento, a questão é que o consumidor desconhece a origem dos pescados que consome. “Também consumimos pouco e de forma não sustentável. Não temos ciência dos problemas que podem estar associados com práticas consideradas sustentáveis, como a aquicultura, mas que podem envolver uso de hormônios, corantes e antibióticos”. 
 
O evento é aberto ao público em geral. O endereço é r. Comendador Martins, 52. Inscrições gratuitas através do e-mail: [email protected].