Notícias

Nem todo tremor é sinal de Parkinson

18/09/2014
Nem todo tremor é sinal de Parkinson | Jornal da Orla
Nem todo tremor nas mãos ou mandíbulas significa que a pessoa tem a doença de Parkinson. Segundo o neurologista Mauro Gomes Araujo, existe uma diferença entre o tremor parkinsoniano e outros tremores como de origem familiar. 

“O tremor do paciente diagnosticado com Mal de Parkinson é classicamente em repouso. Já os tremores ditos de ação, ou seja, quando o paciente executa tarefas como tomar café, escrever ou ler jornal podem surgir por problemas no metabolismo ou, até mesmo, causados pelo histórico familiar”, explica. 
O neurologista afirma que quando o tremor é sinal de Mal de Parkinson, em geral, acomete um lado do corpo (braço ou perna) e predomina em repouso, é típico, lembra o “contar moedas”. 

Ele alerta que a causa deve ser investigada por especialista. O diagnóstico da doença de Parkinson é clínico. Os exames rotineiros de imagem não apresentam anormalidades. O tratamento passa a ser realizado quando os sintomas atrapalham o paciente e é feito com medicamentos, além de atividades lúdicas e físicas.