Esportes

Fisiculturista de Guarujá bate quatro recordes mundiais

03/09/2014
Fisiculturista de Guarujá bate quatro recordes mundiais | Jornal da Orla
O ano repleto de conquistas que Miriam Fernandes atravessa atingiu o seu ápice até o momento, segundo a própria atleta. No sábado (30), a fisiculturista conquistou o Sulamericano de powerlifting, disputado em São Paulo e promovido pela IPL, Liga Internacional de Powerlifting, em tradução de International Powerlifting League. Com o título, o qual a Guarujaense considera o mais importante de sua carreira na modalidade, Miriam conseguiu classificação para o mundial da IPL, a ser realizado em novembro nos Estados Unidos.
 
Também chamado de levantamento básico, o powerlifting é composto por três exercícios: supino, levantamento terra e agachamento. Em todos, Miriam, que já detinha o recorde mundial do movimento, superou a sua marca pessoal e aumentou o maior peso já levantado por uma mulher nos exercícios. No supino, a carga foi de 90 quilos, e no agachamento, 180. Já no terra, a munícipe bateu a sua marca ao levantar 190 quilos, após já ter erguido 180,  minutos antes, pedindo para aumentar 10 quilos em sua carga.
 
Miriam teve, também, de suportar uma lesão em um dedo da mão direita para disputar o torneio, estando a fisiculturista ainda em processo de recuperação e fisioterapia, exigindo superação e força de vontade da atleta. A munícipe é beneficiária do programa Bolsa Atleta, concedido pela Prefeitura de Guarujá a esportistas da Cidade que se destacam em campeonatos. “Agradeço aos clubes que me apoiam, o Vila Souza e o Vert Clube”, lembra.
 
O próximo desafio da Guarujaense é a segunda etapa do Brasileiro de Strongman, torneio o qual a primeira etapa deu a Miriam o título de mulher mais forte do Brasil. A prova acontece em Minas Gerais nos dias 13 e 14 de outubro, e contará com a presença da munícipe.