A maior planície alagável do planeta é também um dos destinos turísticos mais interessantes do Brasil e uma ótima opção de passeio. Para quem deseja explorar a região é possível embarcar, a partir do dia 6 de setembro, no trem da Serra Verde Express que liga as cidades de Aquidauna e Miranda, no Mato Grosso do Sul. Num trajeto de 70 km e contemplar araras azuis e outras espécies de aves e animais nativos, assim como a perfeição dos caminhos fluviais que cortam as pequenas cidades.
A partida acontece na Estação Ferroviária de Aquidauana, município fundado em 1892 e que oferece diversas possibilidades de programas para quem tem espírito aventureiro, além da saborosa culinária pantaneira. A viagem de trem dura cerca de três horas de duração até Miranda, cidade conhecida pelas atividades de ecoturismo, gastronomia típica e artesanato. No trajeto, mais do que apreciar o espetáculo da natureza, é possível conhecer a cultura indígena local.
Outros caminhos
Além dos trilhos, outros destinos interessantes podem ser apreciados pelos turistas. Corumbá, por exemplo, está a noroeste de Miranda e é conhecida como cidade branca graças ao solo rico em calcário. Considerado o terceiro município mais populoso e importante do Mato Grosso do Sul, oferece atrativos como danças típicas, cantigas, culinária exótica, tudo isso por conta da influência da “vizinha” Bolívia. E a 120 km de Miranda fica a cidade de Bonito, referência em ecoturismo no país.
Serviço
A viagem no Trem do Pantanal acontece aos finais de semana (vai no sábado e retorna no domingo). Custa R$ 90 (criança de 6 a 12 anos paga R$ 36). O passeio é resultado da parceria entre Serra Verde Express, Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e América Latina Logística (ALL). Mais informações clique aqui.