Notícias

Dor ciática é sintoma, não doença

29/08/2014
Dor ciática é sintoma, não doença | Jornal da Orla
Muitas vezes confundida com doença, a dor no nervo ciático é, na verdade, um sintoma derivado de outros problemas, informa a fisioterapeuta especialista em coluna vertebral, Silvia Canevari Barros. “Em aproximadamente 90% das vezes, as dores são causadas pela hérnia de disco, pela ruptura ou deslocamento dos discos. Os outros 10% podem ser causados por espasmos ou fadiga de músculos da região do glúteo, problemas criados pela repetição de atividades físicas pesadas e posturas incorretas”.
 
Localizado entre a região lombar e a parte mais baixa das pernas, passando pelas nádegas, o nervo ciático é o mais longo do corpo humano. “Ele é responsável pela sensibilidade, mobilidade e articulações dos membros inferiores” esclarece a especialista.  Quando há uma inflamação ou compressão nesse nervo, pode ocorrer a dor ciática, que se manifesta em forma de fisgadas, queimação e formigamento na região afetada. 
 
Como a dor ciática é um sintoma de outra doença, o tratamento deve ser direcionado à causa e o exame clínico feito por um fisioterapeuta especializado é fundamental para identificá-la. “Muitos médicos receitam anti-inflamatórios, analgésicos ou injeções, mas isso pode mascarar o problema e o paciente possivelmente terá novas recorrências da dor”, previne Silvia Canevari Barros.