Comportamento

As 5 razões mais comuns para os casamentos acabarem

19/08/2014
As 5 razões mais comuns para os casamentos acabarem | Jornal da Orla
Na tentativa de perceber a dinâmica dos relacionamentos monógamos, a Victoria Milan – um site líder em relacionamentos virtuais para pessoas que procuram ter um caso – conduziu um inquérito que desvendou as razões mais comuns para quase metade dos casamentos acabarem em divórcio.
 
Mais de 3.600 membros ativos da Victoria Milan responderam assertivamente ao questionário proposto, e os resultados foram ponderados a fim de revelar As 5 Razões Mais Comuns Para Os Casamentos Acabarem.
 
Sigurd Vedal, fundador e CEO da Victoria Milan, diz que o conto de fadas de encontrar o verdadeiro amor está rapidamente a esmorecer.
 
“Apenas 19% dos nossos membros revelaram que acreditam em casamentos com finais felizes – contudo, mesmo essa porção dos inquiridos encontra-se ativamente a trair o seu cônjuge por via virtual. Manter um casamento vigoroso afigura-se uma tarefa bastante mais complicada nos dias que correm, sendo que algumas indiscrições pelo caminho ajudam a manter o relacionamento de boa saúde,” afirma Vedal.
 
35% mantiveram que não acreditam na existência de finais felizes com ‘almas gémeas’.
 
Quase metade dos inquiridos (46%) disseram que acreditam na longevidade de um casamento, mas apenas sob uma condição: a existência de adultério.
 
As razões dadas para o súbito e presuntivo fim dos casamentos no mundo contemporâneo são claras e simples.  As pessoas são mais egoístas e é mais fácil (e divertido) ser solteiro.
 
Quase um terço dos respondentes concordaram que a razão nº 1 pela qual os relacionamentos estão a ruir é a seguinte: as pessoas são mais hedonísticas nos dias de hoje – vivem no momento e tendo o prazer como objetivo principal. O casamento, ao que parece, não se adequa a este estilo de vida.
 
A 2ª razão pela qual os casamentos acabam: Mais de um quarto dos traidores acredita que o seu cônjuge é menos tolerante do que antigamente. Noutros tempos, o casamento era visto como um compromisso vitalício – pequenos desaforos, discussões e picardias certamente ocorreram, mas não seria por isso que o casamento acabava.
 
A 3ª razão pela qual os casamentos acabam: quase 20% dos traidores afirmaram que é fácil encontrar um substituto para o seu cônjuge através da internet. Se o medo de ficar sozinho já não é uma ameaça, porquê sujeitar-se a lidar com um parceiro intransigente quando pode encontrar outro tão facilmente?
 
A 4ª razão pela qual os casamentos acabam: 15% dos traidores dizem que a facilidade em obter um divórcio é culpável. Terminar um casamento legalmente já não é tabu – pelo contrário, é até bastante aceite na maior parte das sociedades. É também um processo que está a tornar cada vez mais simplificado, sendo que alguns de nós conhecemos pessoas no seu 3º e 4º casamento.
 
A 5ª razão pela qual os casamentos acabam: A variedade deleita, e 9% dos respondentes que traem ativamente o seu cônjuge dizem que a infidelidade está a tornar-se cada vez mais banal. A tentação encontra-se sempre presente – mas talvez não seja aceite por alguns parceiros e familiares, desabrochando então num prematuro divórcio.
 
Apenas 13% dos inquiridos disseram ter tido apenas um relacionamento sério ao longo da sua vida, desvalidando o mito do ‘verdadeiro amor’. Um levantamento mais realista: 75% dos traidores já tiveram entre 2 e 6 relacionamentos sérios, provando que a monogamia está a perecer.