Leitura
Pesquisador santista lança livro sobre níveis de mercúrio no estuário de Santos e São Vicente
18/08/2014
O pesquisador e professor de Química da ESAMC Santos, Fabricio dos Santos Cirino, acaba de lançar o livro Níveis de mercúrio total em amostras de compartimentos ambientais – Uma investigação na região estuarina de Santos e São Vicente/SP, pela editora Novas Edições Acadêmicas.
A obra relembra que na década de 80, a cidade de Cubatão ficou conhecida como o “Vale da Morte”. O título veio por causa do não planejamento do impacto ambiental que a industrialização introduzida em meados dos anos 50 acarretaria.
Desde então, a região estuarina passou a ser monitorada por pesquisadores. E, Cubatão conquistou, após a Eco 92, o selo verde, como a cidade exemplo de recuperação ambiental, dado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
De acordo com o autor, o livro tem como objetivo mostrar que a classe dos metais pesados pode perdurar por muitos anos nos compartimentos ambientais. Bem como, levar os leitores a uma reflexão sobre as fontes poluidoras atuais do estuário.
“O livro é destinado a todos, profissionais ou não, que se atentam às ações antropogênicas no Meio Ambiente e os danos que são causados de forma perene, inclusive contaminando gerações futuras”, diz o docente.
A obra do santista, que vive em São Vicente, é resultante de um projeto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) dentro de seu mestrado em Saúde Coletiva. “A editora entrou em contato comigo através de correio eletrônico demonstrando o interesse na publicação”, revela Cirino, orgulhoso com seu primeiro livro.
O título é vendido mundialmente no site www.morebooks.de. Por se tratar de uma editora de origem alemã, o valor do exemplar está em Euro, mas no momento da efetivação da compra, via cartão de crédito, é feito o câmbio para o Real. Ele é encontrado na versão impressa e no formato de e-book.