Santos

Centro: onde Santos nasceu

15/08/2014
Centro: onde Santos nasceu | Jornal da Orla
O centro de Santos, ou a “Cidade” como chamam os santistas, comemora mais um aniversário neste sábado (16), uma data instituída pela lei 1.891, de 2000, ano em que começou o processo de revitalização do Centro Histórico. Um dos grandes propulsores da iniciativa foi o início da linha turística do bonde, em setembro daquele ano.
 
Com ela, vieram outros investimentos em projetos de restauração de imóveis de importância histórica, como os teatros Coliseu e Guarany e a Estação do Valongo, recuperação de praças e vias, além do trabalho de atrair empresas. Este ano a região marcou mais um “gol” com a inauguração do Museu Pelé, no Valongo.
 
Desde que foi intensificado o processo de revitalização da área, os ramos de atividades se diversificaram: do setor de serviços (com escritórios de atividades portuárias) ao entretenimento (bares e casas noturnas). A região será também endereço do Parque Tecnológico de Santos.
 
Foi no entorno do Outeiro Santa Catarina, atualmente sede da Fams (Fundação Arquivo e Memória de Santos), que tudo começou. Em 1532, a área passou a pertencer ao casal Luiz de Góes e Catarina de Aguillar, que construiu uma capela dedicada à Santa Catarina de Alexandria. Junto ao lugar, Braz Cubas e o próprio Luiz de Góes ergueram suas moradias, por volta de 1540.