Notícias

Truques para tirar manchas do sofá

15/08/2014
Truques para tirar manchas do sofá | Jornal da Orla
Muitas pessoas sofrem com alguns acidentes que acabam acontecendo durante a alimentação no sofá de casa. Um molho que caiu, aquela “cervejinha” com os amigos durante a partida de futebol ou até mesmo o chiclete que caiu da boca da criança. Mas você sabia que alguns mantimentos e produtos de casa podem ajudar a solucionar esse problema?
 
Vinho ou refrigerante – Misture em um recipiente a água, em uma temperatura alta, com vinagre branco, álcool e um pouco de sabão em pó. Coloque por cima da mancha e espere por dois ou três minutos. Retire o excesso e repita o procedimento esfregando suavemente.

Ketchup ou molho– Molhe a macha com água e coloque maisena. Deixe secar bem e retire o produto com uma escova de dente.

Azeite ou óleo – Coloque uma folha de papel toalha por cima do local, passe o ferro em temperatura média. Assim que o papel absorver o excesso da gordura, passe água e sabão neutro. 

Chiclete – Coloque uma pedra de gelo e deixe até que o chiclete endureça. Retire com cuidado e passe um pano úmido com detergente neutro.
Cerveja – Passe um algodão umedecido com álcool ou água oxigenada. Espere alguns minutos e seque.

Batom – Utilize um pano úmido com água, algumas gotas de vinagre branco e detergente. No caso do sofá de tecido o procedimento é o mesmo, só que com um pouco de álcool, espere alguns minutos e passe outro pano seco.

Beterraba – Misture uma colher de sabão em pó com meio copo d’água, três colheres de água oxigenada de 20 volumes e 1 colher de lustra móveis. Aplique sobre a mancha com uma escova e esfregue cuidadosamente até sair. Enxágüe e lave normalmente.

Urina de cachorro – Com um pano seco pressione sobre a urina para absorvê-la. Depois, misture 1/2 xícara de água morna, 1/4 de xícara de detergente neutro e 1/2 xícara de vinagre branco em uma tigela. Misture com o “mixer” para tornar sua consistência espumosa e despeje a mistura sobre a mancha. Esfregue com uma escova de dente e retire a espuma do sofá, usando uma espátula.
Limpe com um pano úmido. 

Graxa ou encardido – Aplique creme de barbear na mancha e use um pano para secar e retirar o produto.

Café – Com um pano umedecido esfregue a mancha com sabão em pedra. Caso não resolva, esfregue a mancha suavemente, usando bicarbonato de sódio.