Notícias

Você conhece o medicamento que usa?

14/08/2014
Você conhece o medicamento que usa? | Jornal da Orla
A pergunta pode parecer estranha, mas pesquisadores têm se debruçado sobre o assunto porque muitas pessoas fazem uso incorreto dos medicamentos. Em recente pesquisa com portadores de hipertensão, pesquisadores encontraram respostas corretas para perguntas sobre os medicamentos usados pelos pacientes em apenas 65% dos entrevistados.
 
Outros pesquisadores concluíram que 50% dos entrevistados detinham conhecimento medianamente correto sobre a maneira de utilizar os medicamentos. E um terceiro trabalho encontrou dados piores: mais da metade desconheciam até mesmo o nome do medicamento que faziam uso. Fatores como maior escolaridade, ser mais jovem e menos medicamentos usados ao mesmo tempo permitem ter maior controle sobre a terapêutica.
 
Informação correta
Obviamente, a correta noção sobre o uso dos medicamentos é um fator importante para o sucesso da terapêutica. Estima-se que, nos EUA, 5% dos casos de internações hospitalares sejam devido ao uso incorreto dos medicamentos, o qual pode provocar intoxicações, agravamento da doença ou intensificação das reações adversas.
 
Assim, é importante se ter claro uma série de informações que devem ser conseguidas com o médico e com o farmacêutico que fizer o atendimento. É um direito de todo cidadão. Não se deve ter vergonha de perguntar quantas vezes forem necessárias. Só se deve fazer uso do medicamento quando se estiver claramente informado a respeito. 
 
A primeira coisa que precisa ser bem explicada é o porquê se está tomando determinado medicamento. Há de se sair do consultório com esta informação. É necessário saber quais são as expectativas de resultado, ainda que essa informação não seja plenamente garantida, porque sempre há o imprevisível na terapia com medicamentos. Também é importante saber quais reações adversas que eventualmente ocorrerão e como proceder caso elas realmente ocorram. Algumas reações sumirão com o tempo e outras não.
 
Como tomar
Além disso, é fundamental saber exatamente como tomar o medicamento. As informações que são imprescindíveis são: a) quantas unidades do medicamento serão tomadas por vez; b) por quantas vezes ao dia; c) até quando esse medicamento deverá ser administrado; d) qual o melhor horário para a administração (antes, durante ou depois das refeições). Pode parecer um absurdo, mas os estudos mostram que muitas pessoas não têm esse conhecimento básico para o tratamento. 

Outra providência importante é identificar claramente os medicamentos, para que não ocorram trocas e confusões. De preferência, utilize cores ou símbolos diferentes para cada um dos medicamentos a serem tomados e que esses mesmos símbolos e cores estejam anotados em uma cópia da receita médica ou do dentista.