Santos

Cidade sem Lixo reduz em cerca de 450 tonedas a quantidade de lixo nas vias públicas

06/08/2014
Cidade sem Lixo reduz em cerca de 450 tonedas a quantidade de lixo nas vias públicas | Jornal da Orla
Uma redução de cerca de 450 toneladas de resíduos descartados irregularmente nas vias públicas em um mês, o equivalente a quase uma semana de coleta da prefeitura. 
E diminuição do lixo em 33% no entorno do Mercado Municipal, Centro Histórico, representando duas horas a menos no tempo de limpeza diária das ruas. 
Com fiscalização há um mês em vigor, o programa ‘Cidade sem lixo’ já demonstra o sucesso de seu objetivo: promover a mudança de cultura na população em relação à limpeza urbana. 
 
O balanço foi apresentado ontem (5) pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, no salão nobre do paço, que exibiu ainda outros dados: no período foram aplicadas 87 multas a quem desrespeitou a lei complementar 831/2014, que alterou o Código de Posturas com proibição de lançamento de resíduos nas praias, passeios, jardins, logradouros, canais e terrenos. “Com essa cultura sendo incorporada, teremos, além de uma cidade mais limpa e saudável, economia aos cofres públicos. Nosso maior fiscal é o santista, que está aderindo e cuidando do município”, disse o chefe do Executivo. Ele também destacou as ações de conscientização nas ruas e junto aos alunos da rede municipal. 
 
Ainda conforme o balanço, os agendamentos do serviço Cata-Treco aumentaram em 15% – foram 1.607 em julho, contra 1.393 no mesmo mês do ano passado. O reflexo também se deu no trânsito, com 175 veículos identificados nas ruas com características de abandono, pela Operação Lata Velha. Proprietários de 23 deles retiraram os carros e os outros estão em processo de caracterização do abandono para que possam ser recolhidos ao pátio municipal e autuados.