Santos

Servidores da Assistência Social fazem paralisação em Santos nesta terça (5)

05/08/2014
Servidores da Assistência Social fazem paralisação em Santos nesta terça (5) | Jornal da Orla
Nesta terça-feira (5), os funcionários do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, da Prefeitura de Santos, realizam paralisação, reivindicando melhores condições de trabalho.
 
De acordo com representante do Sindicato dos Servidores Públicos de Santos, os funcionários trabalham em situação precária, como falta de segurança, equipamentos e limpeza, que impedem a realização de forma adequada aos atendimentos feitos à população.
 
Os Profissionais do CREAS atendem famílias e indivíduos que sofrem violações de direitos por ocorrência de violência física, psicológica e negligência, violência sexual: abuso e /ou exploração sexual, abandono,  vivência de trabalho infantil,  afastamento do convívio familiar, adolescentes em conflito com a Lei e outras formas de violação de direitos. 
 
Em carta aberta à população, os servidores alegam que lutam “pela humanização em nosso trabalho, que passa por estruturar a unidade para que se tenha um ambiente em condições de desenvolvimento e atendimento humano de munícipes em situação de risco social”. A paralisação durará até o fim do dia. Confira a carta enviada pelos servidores à Secretaria de Assistência Social.
 
Leia a nota enviada pela Secretaria de Assistência Social sobre o caso:
 
O Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) vai sair da av. Campos Sales, 128. A mudança é de conhecimento dos funcionários e ainda assim suas reivindicações foram atendidas. A desratização do prédio foi feita no dia 26 de junho deste ano, conforme consta no ofício 3.607. A desinsetização foi realizada dia 11 de julho, conforme memorando 449. O Creas conta com três funcionários de limpeza.
 
Foram instalados 12 aparelhos de ar-condicionado. Um de 18.000 BTUs e quatro de 24.000 BTUs no primeiro andar; e mais dois aparelhos de 9.000 BTUs, dois de 12.000 BTUs, dois de 24.000 BTUs e um de 36 mil BTUs, todos no mezanino.
 
Em março deste ano foram enviados 32 computadores e 2 notebooks, conforme os processos 113523/2013-11 e 81159/2013-79.
 
O espaço para cozinha não é inadequado, nem o local de instalação do botijão de gás, que se encontra próximo à janela. No Creas não é servida refeição e sim lanche.
 
Até o final deste mês será inaugurado o Creas da Zona Noroeste, na rua Cananeia, 269, Chico de Paula, que vai atender os moradores dessa região da cidade e mais os morros. A medida atende, inclusive, a uma recomendação da Conferência Municipal de Assistência Social.
 
O Creas da Zona Leste irá para outro imóvel, até o final do ano porque o prédio em negociação precisa de adequações. A mudança de endereço consta no processo 58154/2014-13.
 
Por fim, o prédio tem oito banheiros disponíveis e em uso, e a reforma no sanitário interditado não está prevista porque a prefeitura vai deixar o imóvel.