Comportamento

Mês do Cachorro Louco

01/08/2014
Mês do Cachorro Louco | Jornal da Orla
Afinal, agosto é o mês do cachorro louco e haja simpatias para mandar pra longe as energias negativas que lhes são atribuídas. Mas por que o oitavo mês do ano ganhou fama tão horripilante? As crenças populares e importantes acontecimentos históricos registrados – por coincidência ou não em agosto – contribuíram para a desonra do mês. 
 
Outros meses do ano também acumulam acontecimentos trágicos ao longo da história, mas quando a fama pega é difícil descolar. Em agosto eclodiu o primeiro grande conflito mundial, os americanos explodiram duas bombas atômicas sobre a cabeça de milhares de japoneses, mitos da música e do cinema encontram a morte. E foi em 3 de agosto de 1492 que Colombo iniciou a viagem que o levou a descobrir o novo continente, para grande azar dos índios das Américas.
 
Fêmeas no cio
Uma das explicações para o agosto ser conhecido como o mês do cachorro louco é que nesse período a concentração de cadelas no cio aumenta muito devido às condições climáticas, explica o veterinário Eduardo Filetti. E quando as cadelas entram no cio, os cachorros “ficam loucos” e brigam para ter a fêmea. “É dessa forma que muitas pessoas são alertadas sobre o perigo que a raiva representa para a saúde da população”, completa.

Raiva animal e vacinação

Agosto é o mês oficial da vacinação contra a raiva, uma doença viral contagiosa que pode ser contraída por mamíferos, como cães, gatos, morcegos, cavalos e outros. Os veterinários Eduardo e Celso Ribeiro Filetti explicam que, sendo uma zoonose, a raiva pode ser transmitida para o homem através da mordida do animal ou pela salivação do mesmo em contato com uma ferida. Por isso, cães e gatos devem ser vacinados uma vez por ano. Filhotes a partir de três meses já podem receber a vacina, e as fêmeas em gestação devem aguardar o desmame dos filhotes.
 
Há duas modalidades do vírus: a raiva nervosa ou paralítica, que apresenta sintomas como tremores, convulsões, câimbras e paralisia; já a outra deixa o animal afônico, sem beber água e agressivo. As duas podem apresentar estado febril, tremores, vômito, apatia e grande quantidade de salivação.
 
A raiva não tem cura e só são conhecidos três casos no mundo que os pacientes sobreviveram, porém com graves sequelas, um deles no Brasil. “Somente com a vacinação previne-se a doença no animal. Observando-se alguns sintomas, deve-se prender o animal e consultar um veterinário. Jamais soltá-lo ou matá-lo, somente o veterinário pode confirmar o diagnóstico”, orienta Eduardo Filetti.
 
Má fama que corre o mundo
Diz a história que foram os romanos que deram ao oitavo mês do ano o nome de agosto em homenagem ao imperador César Augusto. Mas também teria sido entre os romanos que o mês começou a ser considerado azarento, embora não se saiba exatamente a razão. Mas em muitos pontos do planeta os motivos são bem conhecidos.
 
Em Portugal, por exemplo, agosto era o mês em que as caravelas iam ao mar. Solitárias, as esposas dos marujos amaldiçoavam este período do ano. Na Argentina muitos deixam de lavar a cabeça em agosto porque acreditam que isso chama a morte. E na África o dia 24 de Agosto é o chamado “dia em que o Diabo anda solto” – dia de todos os exús.
 
Já na França o mês é maldito, pois em 24 de agosto de 1572 Catarina de Medici ordenou o massacre de São Bartolomeu, matando dezenas de milhares de pessoas. Na Polônia, em 14 de agosto de 1831 o país foi derrotado pelos russos na Revolta de Varsóvia, que também matou muita gente. No Marrocos, em 14 de agosto de 1844 a França invadiu o país. A mesma situação foi vivida pela China, que em 8 de agosto de 1937 foi invadida pelo Japão.

Acontecimentos trágicos
 

Primeira Guerra Mundial – Em dia 1º de agosto de 1914 o império alemão declarou guerra ao império russo, transformando um conflito que até então era regional em uma disputa que rapidamente se espalhou por toda a Europa e causou a morte de milhões de pessoas.
 
Ascensão de Hitler – Em 2 de agosto de 1934 Adolf Hitler se torna o Führer (líder ou Chefe de Estado) da Alemanha. O resto todo mundo já sabe.
 
Bomba Atômica – As cidades de Hiroshima e Nagasaki foram atacadas pelos norte-americanos com bombas atômicas nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, o que resultou na morte de mais de 200 mil pessoas no fim da Segunda Guerra Mundial. 
 
Suicídio de Getúlio Vargas – Ele disse que só sairia do poder morto e cumpriu a promessa: em 24 de agosto de 1954 o líder populista Getúlio Vargas se suicidou com um tiro, saindo da vida para entrar na história.
 
Muro de Berlim – A construção do muro que separou a capital alemã em duas partes (uma ligada ao mundo capitalista e outra subordinada aos soviéticos) teve início em 13 de agosto de 1961.  O muro somente foi derrubado em 1989.
 
Mortes de Marilyn Monroe, Carmen Miranda e Elvis Presley – Dia 5 de agosto é a data da morte de Carmen, no ano de 1955, e de Marilyn, em 62. No dia 16 de agosto de 1977 morria Elvis Presley, o eterno Rei do Rock.
 
Renúncia de Jânio Quadros – Em 25 de agosto de 1961 o presidente Jânio Quadros, que estava há apenas sete meses no poder, renunciou ao cargo, abrindo caminho para o golpe militar.
 
Morte de Juscelino – Em dia 22 de agosto de 1976, em plena ditadura militar, o ex-presidente Juscelino Kubitscheck morreu em um acidente de carro, ocorrido em circunstâncias suspeitas.
 
Fim da Primavera de Praga – No dia 21 de agosto de 1968 os tanques comandados pelo governo soviético invadiram a cidade de Praga, capital da República Tcheca, para reprimir o movimento que buscava mais liberdade dentro do regime comunista imposto pelos soviéticos.