A Polícia Federal (PF) de Santos, responsável pela confecção do documento na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, abrirá um novo posto para emissão de passaportes na cidade. A unidade funcionará no Shopping Miramar, no bairro do Gonzaga, e deve atender ao público a partir do final de agosto. A expectativa é que sejam emitidos 160 documentos por dia quando o novo escritório estiver em pleno funcionamento.
Outra novidade é que os dois postos passarão a contar com oito novos equipamentos de identificação biométrica, responsáveis por capturar a imagem eletrônica da impressão digital. Três deles ficarão no Gonzaga e os outros cinco, no Centro (as peças antigas serão substituídas).
Além da tecnologia, o pré-atendimento é outra aposta da delegacia regional da PF, para dar mais velocidade à prestação do serviço. A ideia é que já no primeiro contato sejam separados e checados os dados pessoais, a fim de não se criar gargalos na etapa seguinte, quando é realizada a identificação biométrica.
No posto do Centro, atualmente, são emitidos entre 90 e 120 passaportes por dia. Com o aperfeiçoamento do serviço, o volume deve passar a 200, inicialmente. Até o fim do ano, a previsão do delegado é entregar 360 documentos por dia, com os dois escritórios em funcionamento.