Para ter um sorriso bonito, as crianças da rede municipal de ensino de Santos já sabem de cor: têm que escovar bem os dentes após das refeições. E já que as férias estão chegando e alguns podem deixar de lado essa tarefa importante, na terça-feira (23), a equipe de Saúde Bucal da Prefeitura da cidade entrou em ação. Desta vez, o encontro aconteceu no Cais – Colégio Santista, na Vila Nova, onde um consultório odontológico móvel estava estacionado à espera dos estudantes.
A atividade fez parte do Projeto Cidadão, que nesta etapa propõe o tema: “Saúde Bucal – Sorriso Nota 10”. E a turma amiga da boca saudável, representada pela Dona Pasta, Dona Escova e Sr. Fio Dental, marcou presença para explicar às crianças que a alimentação e a escovação são fundamentais para a manutenção de um sorriso bonito. E que quem não cuida dos dentinhos, pode hospedar um inquilino inconveniente: a Dona Bactéria. “Eu adoro quando as crianças comem brigadeiro, balas, aqueles salgadinhos com cheiro de chulé e não escovam os dentes antes de dormir. Eu passo a noite toda me alimentando dos restinhos de comida que ficam na boca deles”, disse a indesejável personagem durante a intervenção teatral.
Com a ajuda das crianças, o pessoal do bem expulsou a bactéria, provando que os pequenos são craques quando o assunto é escovação. Ao final, eles receberam um kit de higiene bucal, com creme dental, escova e fio, para colocar em prática o que aprenderam durante a peça.
“Esse tema é muito bem-vindo porque, aqui no Escola Total, incentivamos a escovação diariamente, já que eles passam quase todo o dia conosco. As crianças acabam de comer e, sozinhas, vão escovar os dentes”, explica Denise Seoane, coordenadora do Núcleo Avelino.
Durante este mês, as crianças do Programa Escola Total participam de ações culturais promovidas pelo Jornal da Orla e a Secretaria de Saúde de Santos. Os educadores receberam uma cartilha para ajudar na abordagem do tema com os alunos, que produzirão desenhos para o concurso cultural, que premiará, em 22 de julho, os melhores trabalhos.
O Jornal da Orla desenvolve o Projeto Cidadão há 10 anos, em parceria com a Prefeitura da cidade. Nesta etapa, a projeto conta com o apoio da Foto Louzada Digital, Sabesp e Santos Futebol Clube.
Vans facilitam atendimento às crianças
Quando a criança entra na fase escolar, a Prefeitura de Santos disponibiliza o grupo de prevenção odontológica, formado por dentistas e auxiliares, para dar noções aos alunos sobre higiene bucal. Além disso, duas Unidades Móveis de Odontologia facilitam o atendimento às crianças da rede municipal de ensino. “A van estaciona na escola para atender as crianças que precisam de tratamento, de acordo com o levantamento que a Prefeitura faz no começo de cada ano”, explica Gabriela de Oliveira Cavalheiro, dentista da unidade móvel.
No encontro da terça-feira, os alunos foram atendidos pela equipe da unidade móvel. Os veículos dispõem de dentista e auxiliar, que fazem o tratamento de limpeza, cáries, restaurações e ainda extrações e canais em dentes de leite, com autorização dos pais. “As crianças vêm fazer o tratamento sem medo. São poucas as que não querem entrar na van, devido algum trauma que tiveram com um dentista em alguma outra situação. A maioria delas gosta de frequentar o nosso consultório e continuam o tratamento, por meio da escovação dos dentinhos, em casa e na escola”, comemora a profissional.
Atenção à alimentação
Para que a criança desenvolva dentes resistentes, é necessário que ela tenha uma alimentação equilibrada, com variedade de vitaminas e sais minerais, cálcio, fósforo e níveis adequados de flúor.
Assim como o flúor é o maior protetor dos dentes, as guloseimas são o maior inimigo. Os açúcares e amidos que fazem parte de vários tipos de alimentos, bolachas, biscoitos, doces, frutas secas, refrigerantes e batata frita, em combinação com a placa bacteriana, produzem substâncias ácidas que atacam o esmalte e podem formar cáries.
Cada “ataque” pode durar até 20 minutos, após o término da ingestão do alimento. Até as “beliscadas” podem criar ataques ácidos da placa. Portanto, é recomendável não comer entre as refeições.
Os refrigerantes são uma das fontes mais importantes de cárie dental, atingindo pessoas de todas as idades. Além de aumentar a sensibilidade dental, o consumo dessas bebidas pode provocar a erosão dental e perda progressiva de estrutura dental.
Bebidas sem açúcar, que respondem por apenas 14% do consumo total de refrigerantes, são menos prejudiciais. Entretanto, elas são acidíferas e têm potencial para causar problemas.
Como ensinar a criança a cuidar dos dentes e evitar cáries?
Ensinar uma criança a cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que trará benefícios para o resto da vida dela. O adulto deve ser exemplo, cuidando bem dos seus próprios dentes. Isto mostra ao pequeno que a saúde bucal é importante. Atitudes que tornam o cuidado com os dentes algo interessante e divertido incentivam a boa higiene bucal. Confira algumas dicas:
Escovar pelo menos três vezes ao dia com um creme dental que contém flúor para remover a placa bacteriana (aquela película pegajosa que se forma sobre os dentes e que é a principal causa das cáries).
Usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva, evitando que ela endureça e se transforme em cálculo dental. Depois que o cálculo se forma, só o dentista pode removê-lo.
Adotar uma alimentação equilibrada, com pouco açúcar e amido. Estes alimentos produzem os ácidos da placa que causam cáries.
Usar produtos que contêm flúor (inclusive o creme dental). Certifique-se de que a água que suas crianças bebem contém flúor. Se a água não contiver flúor, seu dentista ou pediatra poderá prescrever suplementos diários de flúor.
Ir ao dentista para exames regulares.