Na quinta-feira (19), feriado de Corpus Christi, muitas cidades brasileiras transformam suas ruas em verdadeiras obras de arte com os tradicionais tapetes coloridos confeccionados com serragem, pó de café, areia, tecidos, casca de ovos e outros materiais.
A montagem dos símbolos eucarísticos é feita geralmente por voluntários e o esforço encanta milhares de visitantes, diante do espetáculo de arte e religiosidade. Confira alguns desses destinos no interior paulista:
Socorro – A “Cidade Aventura”, como é conhecida, celebra Corpus Christi enfeitando a rua principal que leva à Igreja Matriz com os tradicionais tapetes coloridos. Além disso, de quinta a domingo (22), acontece festival musical e de dança regional. Tem ainda a Festa Junina das Lavras de Cima, com quermesse e quitutes da época.
Matão – São utilizadas toneladas de materiais para a ornamentação das ruas, como areia, vidro moído tingido, serragem, entre outros.
Caçapava- Toneladas de areia e serragem, quilos de corante e tubos de tinta spray são usadas para confeccionar o tapete com cerca de 3 km de extensão usado na procissão com o Santíssimo Sacramento.
Atibaia – Os voluntários iniciam na madrugada do feriado religioso o difícil trabalho de forrar e formar nas ruas do centro da cidade um enorme tapete com desenhos compostos por serragem (pintada em diversas cores) e pó.
Santana de Parnaíba (foto) – Na região metropolitana de São Paulo, é uma das maiores festas do estado. Com extensão de cerca de 850 metros, o tapete artesanal cobre as principais ruas do Centro Histórico, que por si só é uma atração à parte, com suas casas antigas, do tempo em que a cidade era ponto de partida das expedições dos bandeirantes.