Santos

Alunos da rede municipal de ensino de Santos grafitam cores da Copa do Mundo

11/06/2014
Alunos da rede municipal de ensino de Santos grafitam cores da Copa do Mundo | Jornal da Orla
Grafitar a Copa do Mundo no mapa de São Paulo, confeccionado em duas peças de poliuretano, foi a atividade realizada na segunda-feira (9) com 80 alunos dos 9º anos das escolas Florestan Fernandes (Embaré) e Martins Fontes (Morro da Penha), no galpão da Secretaria de Turismo (Setur). Os trabalhos ficarão expostos na Praça das Bandeiras (Gonzaga), entre outros assinados por artistas, até o final da Copa.
 
A iniciativa foi realizada durante oficina coordenada voluntariamente pelos grafiteiros Pesado (Edgard Pesado) e Shesko (Leandro Shesko). O mapa do Estado de São Paulo foi pintado com as tonalidades das bandeiras do México, Costa Rica e Brasil. A customização foi feita por cerca de duas horas, com tinta spray esmalte, de acabamento fosco.
 
Grafiteiros há cerca de dez anos, Pesado e Shesko trabalham juntos e têm como trabalhos mais famosos em Santos o mural da rodoviária e os desenhos na torre utilizada pelos juízes nos campeonatos de surfe, no emissário submarino.
 
Antes de iniciar a oficina, houve bate-papo sobre a origem do grafite e sua ligação com o movimento hip-hop. “A oficina é importante pela conscientização cultural-histórica do grafite, que se destacou no mundo na década de 70 e no Brasil na de 80, e por despertar para a ação artística”, afirmou Shesko.