Notícias

Aguenta coração!

06/06/2014
Aguenta coração! | Jornal da Orla
Vai começar um período de fortes emoções: corpo transpirando, coração palpitando, ansiedade, susto, tensão, explosão de alegria. É um caldeirão de sensações que toma conta da torcida durante os jogos da Copa do Mundo, que tem início quinta-feira (12), com o jogo de estreia das seleções do Brasil e Croácia. A atenção está tão focada no jogo que muita gente se esquece da própria saúde – exagera no álcool, no cigarro, nos aperitivos e descuida do coração, um órgão vital e muito “exigido” durante a competição, dentro e fora do campo. 

A alta carga de euforia durante os dias de jogo pode ser um fator de risco cardiovascular, principalmente se somada a hábitos ruins. De acordo com a médica Ligia Raquel Brito, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, emoções fortes fazem as glândulas adrenais (localizadas na parte superior dos rins) liberarem adrenalina no organismo. A substância entra na corrente sanguínea e prepara o corpo para enfrentar uma situação inesperada. “No coração, especificamente, ela provoca o aumento dos batimentos. Com isso, mais sangue é bombeado para os músculos, para que a pessoa possa fugir ou enfrentar um perigo”.

Nessa situação, com o trabalho cardíaco intenso e o estreitamento dos vasos em decorrência, o torcedor pode ser vítima de infarto, em que ocorre a morte de tecidos por falta de oxigênio. “O coração é um músculo que, como qualquer outro, precisa de oxigênio”, reforça Ligia. 

Fique alerta
Caso haja incômodo com dor de cabeça intensa, dor no peito, falta de ar, palpitações, sudorese fria, adormecimento ou alterações de força nos braços ou pernas, a orientação é procurar um especialista imediatamente. “É preciso ficar atento aos primeiros sinais de alerta do corpo”, informa a médica. A atenção deve ser redobrada para pessoas hipertensas, diabéticas, fumantes, obesas e sedentárias. Espectadores com colesterol e triglicérides altos, homens acima dos 40 anos e mulheres que já entraram na menopausa também estão nesse grupo.

Estudo da USP comprova riscos durante os jogos
Estudo feito por pesquisadores da USP, que analisaram dados das últimas quatro Copas do Mundo, constatou que nos dias de partida do campeonato mundial o número de internações de pacientes cardíacos cresce em média 9% nos hospitais brasileiros e quando a seleção canarinho está em campo fica ainda pior: o aumento de hospitalizações é de 16%.
 
Para evitar que o coração fique vulnerável em situações de emoção intensa, como a Copa, os conselhos são bem conhecidos: praticar atividade física regular, fazer check-ups com frequência, cuidar da dieta, não abusar da bebida alcoólica e abolir o cigarro. Mas, claro, não adianta começar a se cuidar em cima da hora. 
 
Nesse caso, a recomendação para os dias “D” é evitar o excesso de sal, álcool e cigarro (que aumentam a pressão) e procurar hidratar-se bem. Também é importante que as pessoas que fazem uso de medicamentos, como anti-hipertensivos, não se esqueçam de tomá-los nos dias de jogos.