Santos

25 anos de uma loucura vital

08/05/2014
25 anos de uma loucura vital | Jornal da Orla
 Na semana que vem, o projeto Tam Tam realiza a Semana do Cuidar, em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial (18 de maio), luta da qual a Ong foi uma das pioneiras no país. Uma série de atividades gratuitas compõe a programação, entre bate-papos, workshops e apresentações culturais, que serão realizadas no Espaço Sócio Cultural e Educativo Café Teatro Rolidei (Teatro Municipal de Santos, av. Pinheiro Machado, 48, 3º piso). Os interessados devem chegar ao local com pelo menos 15 minutos de antecedência, para garantir sua participação.

 Um quarto de século lutando feito loucos!
O Projeto Tam Tam nasceu a partir da intervenção pública municipal na Casa de Saúde Anchieta, hospital manicomial que funcionava em Santos e foi fechado em 1989.  A humanização da chamada “Casa dos Horrores” contou com a atuação de uma grande equipe multidisciplinar e tinha como líder o médico sanitarista David Capistrano Filho. A ONG foi uma iniciativa do arte-educador e pedagogo Renato Di Renzo e revolucionou o tratamento ao propor a integração inclusiva e diversa através de espaços de arte e convivência. Entre as ações, destaque para a Rádio Tam Tam, que era produzida pelos próprios pacientes. O projeto Tam Tam tornou-se referência na luta antimanicomial, ganhando reconhecimento no mundo tudo. Atualmente são atendidos 187 beneficiários, dos sete aos 75 anos de idade. 


Programação
Dia 12, 19h – Bate-papo: “O avesso da loucura”, com Sérgio Marques Jabur, psicólogo clínico e mestre em Ciências da Saúde pela Unifesp. 

Dia 13, 16h – Workshop: “Musicando o corpo”, com Sol Martinez e Luis Arcas. Atividade lúdica que permite o acesso à linguagem musical com diversos instrumentos reutilizados e vocalização. 

Dia 14, 16h – Workshop: “A Terra que eu cuido, também crio!”, com Aidil de O. Marques e Maria Martha Marques. Atividade educativa de contato com a argila, sua função, natureza e importância. 

Dia 14, 19h – Cine TamTam exibe o filme “Onde vivem os monstros”, dirigido por Spike Jonze. Em seguida, bate-papo com o psiquiatra Fernando Venturini.

Dia 15,15h30 – Workshop: “Biodança”, com o professor Márcio Ribeiro de Souza. A atividade é dirigida para pessoas a partir de 15 anos de idade.

Dia 15, 19h – Lançamento do Livro “Um pedaço de chuva no bolso”, de José Geraldo Neres. A partir da obra de Neres, o grupo Percutindo Mundos vai apresentar duas performances.
 
Dia 16, 16h – Workshop: “Meditação Cri-Ativa: Consciência e Autoconhecimento (Dos Sentidos ao Sentir)”, com a designer e educadora Elis de Castro Alonso. Público a partir de 17 anos.
 
Dia 16,  19h – “Tam Tam 25 Anos… Aprendendo a louco”. Apresentação do Grupo Orgone, com direção de Renato Di Renzo, e do documentário da intervenção realizada no Hospital Anchieta há 25 anos. Após as apresentações, um bate-papo com Renato Di Renzo.