Comportamento

Bullyng entre irmãos: não é só uma briguinha

05/05/2014
Bullyng entre irmãos: não é só uma briguinha | Jornal da Orla
Um estudo publicado na Pediatrics revela que ser escolhido como objeto de bullying pelo irmão ou irmã pode ser prejudicial para a saúde mental de uma criança ou adolescente. Para chegar a essa conclusão, foram entrevistados, através de cerca de 3.500 telefonemas, crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos e cuidadores ou pais de crianças de 0 a 9 anos.
 
Segundo os pesquisadores, enquanto o bullying pelos colegas é um problema reconhecido socialmente, a intimidação por parte de irmãos, muitas vezes, é julgada “normal” ou “aceitável”.

Foram avaliados o alcance e a extensão da injúria do irmão vivida pelos entrevistados, registrando medidas como a agressão física e a lesão com ou sem arma de fogo; roubar algo da criança, empregando força ou não; quebrar as coisas dos irmãos de propósito, e dizer coisas que façam a criança se sentir mal, com medo ou não querida por perto.

 
Segundo os autores, pais, pediatras e público devem tratar a agressão do irmão como potencialmente prejudicial, e não rejeitá-la, taxando-a de “normal”, “menor” ou até mesmo benéfica. Essa mensagem deve ser reforçada junto aos pais.