O consumidor precisa estar muito atento nesta época do ano, nas compras de ovos de chocolate e pescados. O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM) apresenta dicas práticas para identificar produtos irregulares e não ser enganado.
Dúvidas e denúncias devem ser encaminhadas ao IPEM (0800-0130522) ou então entrar em contato com o órgão de defesa do consumidor da sua cidade. Em Santos, o Cidoc atende no Poupatempo (rua João Pessoa, 246, Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 14h. O telefone é 3202-1899.
Cuidados simples evitam aborrecimentos
Ovos de chocolate com brindes- Se o ovo de chocolate traz brinquedo como brinde, verificar na embalagem se está estampada a frase “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade”. Também é obrigatória a indicação de faixa etária ou frase que informe não existir restrição de idade. No brinde, o consumidor deve também procurar o selo do Inmetro. Somente essas informações garantem que o brinquedo passou por testes e não vai oferecer riscos à criança.
Indicação de peso- Ovos, bombons, demais chocolates, colombas ou qualquer produto embalado deve apresentar, de forma clara, a indicação do peso líquido na sua embalagem. Esta indicação deve referir-se somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem e dos brindes, se houver.
Não compre pelo número- A numeração dos ovos de Páscoa servem apenas como referência. Ou seja, não se pode dizer que um produto com numeração maior pesa mais, pois cada fabricante adota uma escala diferenciada de tamanho. Assim, oriente-se apenas pela indicação do peso líquido do ovo de chocolate.
Fique atento na compra de peixe fresco- Sejam eles adquiridos em feiras ou mercados, sempre acompanhe a pesagem do peixe fresco. Esta deve ser feita na presença do consumidor, assim como a embalagem do produto.
Se quer gelo, preste atenção- Caso queira que o peixe seja embalado com gelo para que fique protegido e preservado durante o trajeto para sua casa, fique atento se o vendedor não o pesará depois de acrescentar o gelo. Quem compra deve pagar pelo peixe, não pelo gelo.
Use a balança do estabelecimento- Ao comprar peixe em conserva, pré-embalado ou congelado, o consumidor pode solicitar a conferência do peso do produto em uma balança do estabelecimento. Lembre-se de que será importante considerar o peso líquido do pescado, além do peso da embalagem.
De olho no peixe
Nos feriados da Semana Santa é alto o consumo de peixes, por isso é preciso cuidado na hora da compra, observando as condições de conservação e apresentação dos produtos. “A pessoa deve prestar atenção se o odor do peixe está agradável, os olhos salientes, brilhantes e as pupilas negras. E também se as escamas estão aderidas ao corpo, as guelras rosadas ou vermelhas e sem sinal de muco. A carne deve estar firme”, orienta Juliana Cabral, coordenadora da Sevisa (Seção de Vigilância Sanitária), da Secretaria de Saúde.
Para facilitar a compra de pescados, haverá 12 pontos extras de comercialização, além do Mercado de Peixes da Ponta da Praia, que funcionarão das 7h às 13h.
LOCAIS PARA COMPRA DE PESCADOS
APARECIDA- Rua Frei Francisco Sampaio com rua Senador Lacerda Franco
MACUCO- R. Campos Melo com r. João Guerra
MACUCO – Avenida Afonso Pena, em frente ao nº 342
ESTUÁRIO- R. Felipe Camarão, em frente à loja Novo Macuco
MARAPÉ- Praça Cândido Portinari
VILA MATHIAS- R. Gastão Vidigal com av. Rangel Pestana
POMPEIA- Av. Francisco Glicério com av. Pinheiro Machado (sentido Ponta da Praia/José Menino)
VILA SÃO JORGE- R. Domingos José Martins, em frente ao nº 269
JARDIM CASTELO- Pça. José de Oliveira Lopes, em frente ao supermercado Barros
MACUCO – R. Campos Melo com rua Luís Gama