A história do local
Na ativa desde 2009, o local teve um papel relevante no período da remediação ambiental do Projeto BTP, pois, atendeu todos que procuravam informações sobre a ação e implantação do terminal. Operando em espaço provisório, se tornou o principal recurso utilizado pela Empresa para a comunicação com a comunidade local e, após a instalação do Terminal, ganhou sede definitiva para atender à sociedade da Baixada Santista especialmente as comunidades do entorno do Terminal e instituições e estabelecimentos de ensino.
Com uma preocupação especial com a educação, a BTP irá promover atividades de aprendizagem sobre o empreendimento, fauna e flora da região, e também disponibilizar materiais de consulta sobre programas ambientais realizados e mantidos pela Empresa, ações que serão voltadas a jovens estudantes da rede pública e privada, e a universitários, professores e pesquisadores.
“O espaço conta com um viveiro de mudas resgatado anteriormente ao processo de supressão da vegetação, o que permitirá aos frequentadores conhecer e valorizar a importância das espécies da região” comenta Elisabete Ramos, Coordenadora de Meio Ambiente da BTP.
Durante a cerimônia de inauguração, a Empresa fez também o lançamento de seu livro Institucional, publicação que, além de contar a história do desenvolvimento, implantação e construção de um dos mais modernos terminais no Porto de Santos, aborda também a trajetória da remediação de um dos maiores passivos ambientais do Estado de São Paulo. O livro estará disponível para consulta na própria Casa do Visitante, além de ser distribuído em locais públicos da região, como bibliotecas, prefeituras e universidades.
Programa de Visitas
Realizado em grupos de até 40 pessoas, o Programa irá acontecer às terças-feiras, semanalmente, e também no último sábado de cada mês, sempre no período da manhã.
Mais informações sobre o programa de visitas e procedimentos para realização das inscrições estarão disponíveis no site da Empresa.