Geral

Frequência nas escolas atinge 99,82chr37 em Itanhaém

14/04/2014
Frequência nas escolas atinge 99,82chr37 em Itanhaém | Jornal da Orla
Em Itanhaém, 99,82% dos estudantes frequentam escolas municipais. Dados coletados pelo Programa Social Escolar (PSE), da Prefeitura de Itanhaém, mostram que a taxa de abandono tem caído a cada ano. Em 2013, o número de evadidos chegou a 0,18%, equivalente a 29 crianças fora da sala de aula de 16 mil (do 1º ano a 8ª série) matriculados da Rede Municipal. 
 
No cenário educacional o número de evadidos é um problema de nível nacional, e o programa pretende erradicar esses índices no Município, detectando possíveis causas e encontrando meios que permitam o acesso do aluno à escola.
 
Os profissionais são encarregados de apurar possíveis dificuldades que interfiram nas atividades educacionais como evasão escolar, violência doméstica e problemas sociais por meio de visitas regulares às residências dos estudantes. A inspeção ocorre por solicitação da própria unidade escolar, que por relatório pede o acompanhamento dos agentes à residência. Eles observam o comportamento familiar, e, se for preciso, orientam os pais a comparecerem a um serviço de atendimento oferecido pelo Município. 
 
Já em relação aos alunos, a equipe faz um relatório direcionado à escola informando as dificuldades da família. Em seguida, a unidade encaminha o estudante para um dos profissionais que atuam junto às secretarias da Prefeitura.
 
“Essas ações ajudam a minimizar o número de crianças fora da sala de aula. O nosso objetivo é tentar sanar as dificuldades que, muitas vezes, não deixam o aluno a permanecer na escola. A atuação é realizada sempre em parceria com outras secretarias”, explica o agente Damião Avelino da Silva.