Baixada Santista

Um bairro dinâmico e versátil

11/04/2014
Um bairro dinâmico e versátil | Jornal da Orla
Rotina universitária intensa e diversos estabelecimentos de comércio, dos mais variados segmentos. A Vila Mathias é a região da cidade que melhor traduz as recentes e profundas alterações ocorridas no cenário urbano santista. 
Ocupando uma área de 1,48 milhão de metros quadrados, é o bairro com maior extensão territorial da cidade. 

Localizada nos limites das ruas Joaquim Távora, Xavier Pinheiro e Manoel Tourinho e das avenidas Rangel Pestana, Campos Salles, Pinheiro Machado, Senador Feijó e Ana Costa, o bairro conta com instituições de ensino superior, como Unimonte, UniSantos, Unip, Unifesp e USP, além de escolas como Cesário Bastos, Anglo Americano e Liceu São Paulo. O grande fluxo de estudantes confere grande dinamismo e alegria às ruas durante os dias de semana.

O bairro tornou-se referência também no comércio de automóveis e acessórios, artigos para construção e acabamento, além de base de profissionais liberais das mais diversas especialidades.

A Vila Mathias também abriga um dos mais importantes equipamentos culturais da cidade. Localizado na Avenida Pinheiro Machado, o Centro de Cultura Patrícia Galvão reúne a Secretaria Municipal de Cultura, o Teatro Municipal Brás Cubas, o Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS) e o Teatro Rosinha Mastrângelo.

Um lugar de personagens ilustres

 

A história da Vila Mathias confunde-se com a da própria cidade. Seus protagonistas hoje emprestam os nomes para diversas ruas e avenidas. O bairro foi batizado em homenagem ao empresário português Casimiro Alberto Mathias, um grande proprietário de terrenos naquela região. Sua esposa, Ana Costa, dá o nome a uma das principais vias da cidade. Mathias foi assassinado a tiros em uma discussão por posse de terras. No julgamento, a família Mathias contratou, para atuar como assistente de acusação, o advogado Carvalho de Mendonça. Já os assassinos, que acabaram absolvidos, foram defendidos por Cesário Bastos. 

Oficialmente, comemora-se o aniversário do bairro no dia 14 de abril, uma alusão à data em que começou a funcionar, em 1889,  a nova linha de bonde ligando o início da avenida que depois iria se chamar Ana Costa até o Bar do Gonzaga, localizado nas proximidades da praia. Porém, a ocupação é bem anterior. Em 1887, o local já contava com sistema de iluminação à base de gás.

Durante muito tempo, o bairro contou com muitos campos de futebol. Sediava equipes como União Paulista, 13 de Maio, 1º de Maio e Aliança Atlético Clube. Também contou com moradores ilustres, como Maria José Leone, a Zezé Leone: a primeira Miss Brasil morava na avenida Senador Feijó.