Para iniciar nossa trajetória rumo ao sucesso é necessário foco, disciplina e acima de tudo, planejamento. Muitas vezes, devido a pressa e ansiedade de chegar ao fim da caminhada, esquecemos que alguns cuidados são fundamentais para alcançar nossas metas e objetivos. A autoavaliação é o primeiro passo para começar a jornada.
Ela nos ajuda a evitar alguns obstáculos, problemas, dar passos certos e concentrar no que realmente desejamos. É importante sempre buscar essa disciplina em todas as etapas, não apenas no início do processo. Muitas pessoas começam bem, porém, durante o percurso, abandonam o recurso e consequentemente começam a perder tempo e foco.
Se autoavaliar é fundamental para melhorar seu desempenho. As organizações auxiliam e estimulam seus profissionais a fazerem esses exercícios. Esse processo faz com que os colaboradores avaliem melhor sua performance e ajuda os gestores a entender e avaliar se a equipe está desenvolvendo bem o seu papel.
Ser avaliado por seus colegas de trabalho também é importante, pois é por meio deles que você saberá se está no caminho correto e terá forças para manter o foco e continuar. Ouvir quem está próximo é sempre um diferencial, pois sozinho será impossível chegar a um bom resultado.
Veja algumas dicas de como executar a sua autoavaliação:
– Fale sobre sua carreira:
Na hora de se avaliar, se preocupe em se basear também no plano de carreira a longo prazo e não apenas em seu trabalho. Saber exatamente sua posição e aonde quer chegar ajuda você a se posicionar no mercado e saber o que exigir do seu gestor.
– Tenha um diálogo aberto:
A autoavaliação se torna muito positiva quando o diálogo entre as equipes é eficaz. O fato de saber exatamente o seu lugar ajuda na conversa com o gestor. O grande objetivo é que ao trocar essas informações todos os profissionais e as organizações saiam lucrando, pois o diálogo é fundamental para que todos alcancem resultados satisfatórios.
– Avalie suas deficiências:
Veja quais são suas dificuldades e converse com seu chefe sobre isso. Ele pode te ajudar a desenvolver melhor essas tarefas, te apoiando e auxiliando seu trabalho. Não considere as dificuldades um problema, pois é nesse momento que você tem a oportunidade de melhorar e ter mais força na empresa.
– Avalie a sua capacidade:
Após identificar suas deficiências e saber o que melhorar é hora de traçar um plano de como chegar lá. Use as oportunidades e as informações para colocar em prática todo o aprendizado que lhe foi passado.
Utilizando corretamente essa avaliação com certeza você estará a alguns degraus do sucesso. Manter essa autoavaliação quando estiver no topo ajuda a refletir sobre todos os momentos e acontecimentos que fizeram você alcançar seus objetivos.