Esportes

Surfistas santistas realizam manifestação neste domingo

04/04/2014
Surfistas santistas realizam manifestação neste domingo | Jornal da Orla
Dois ícones do surf em Santos, no Brasil, Cisco Araña e Picuruta Salazar estão unindo forças em prol da segurança e preservação dos monumentos públicos em homenagem à modalidade. Juntos aos membros do Pioneiros Surf Club, eles participarão de uma manifestação pública, neste domingo (6), a partir das 11h, em frente à Escola Radical Semes/Sthill.
 
O ato foi organizado depois dos atos de vandalismo que danificaram significativamente a estátua do Surfista, em frente à Escola, no último domingo (30). A Prefeitura já se comprometeu a restaurar a obra danificada e o monumento em homenagem a Osmar Gonçalves (também instalada junto à Escola Radical), considerado o primeiro surfista do Brasil, que pegou as primeiras ondas justamente em Santos, na praia do Gonzaga, ainda na década de 40.
 
“A proposta é solicitar segurança, a manutenção dos monumentos e da Cidade em geral, a nossa praia, nossas ondas, a terra que amamos. Mais do que isso, queremos agradecer a sensibilidade e rápida manifestação do Poder Público, que já se comprometeu na restauração das estátuas”, afirma Cisco.  “Queremos a participação do maior número de pessoas. Não só surfistas. Porque precisamos dar esse alerta para que todos estejam atentos à preservação de Santos”, reforça Picuruta.
 
O presidente do Pioneiros Surf Club, Ronaldo Mesquita, faz coro à reivindicação. “Estamos no início de uma jornada longa, séria, mas prazerosa. O surf para a Cidade, a cidade para o cidadão. Será um abraço simbólico e, acima de tudo, um ato de cidadania”, comenta Ronaldo, destacando que o Pioneiros nasceu há oito anos, com a intenção de unir a galera “das antigas” e hoje conta com mais de 200 participantes, no Estado de SP. “E mais de 500 pelo Brasil e pelo Mundo. Os horizontes se abriram, o clube cresceu, dando condições de abraçarmos projetos maiores, sérios, voltados para filantropia e para o esporte na Cidade”, afirma.
 
Vale destacar que os dois monumentos farão parte do cenário da 3ª Conferência Internacional de Surf, a World Surf Cities Network, entre 8 e 11 de maio, em Santos. O evento, aberto à comunidade, será realizado no Sesc e tem como objetivo reunir as cidades denominadas “surf city” para discutir e ouvir palestrantes sobre os temas de negócios, turismo, inovação, gestão costeira, cooperação, parcerias públicas e privadas e agora, também, ações sociais.