Leitura

O pingo que agiganta as pessoas

28/03/2014
O pingo que agiganta as  pessoas | Jornal da Orla

O dia 31 de março tem um significado especial para o casal Lourdes e Alberto Lourenço. Mas não é o que estão pensando. Nesse dia, há 38 anos, eles finalmente conseguiram o alvará e a inscrição estadual da pequena livraria espírita Pingo de Luz, aberta dois anos antes na rua Marechal Deodoro, 11, no Gonzaga. Depois, descobriram que 31 de março é a data do desencarne de Alan Kardec, fato considerado pelo casal como um sinal de que estava indo no caminho certo.
“Foi muito difícil oficializar devido às condições do lugar, então quando conseguimos, justamente nesse dia, para mim foi uma luz”, conta Lourdes. A dificuldade se explica: a livraria está instalada em um espaço minúsculo em forma de triângulo, onde antes funcionava um posto de permanência (o primeiro com telefone fixo na cidade) para os taxistas que faziam ponto naquele trecho da rua.
Se o espaço é reduzido, o mesmo não se pode dizer da clientela. O Brasil é tido como o país com o maior número de espíritas no mundo e em Santos é grande o número de seguidores da doutrina. A livraria que começou com livros da família e outros volumes usados hoje tem vários títulos nas prateleiras e trabalha com encomendas. Segundo Alberto, cerca de metade das obras vendidas é para dar de presente e a procura é tanto por romances como por livros de estudos.  

“O Brasil tem um compromisso espiritual, por isso o povo é hospitaleiro”, comenta Alberto, que foi criado na doutrina espírita. Lourdes foi conhecê-la depois de casada e se tornou uma seguidora convicta e entusiasmada.  Mas, apesar do movimento, a Pingo de Luz não foi o que garantiu o sustento da família, de quatro filhos. Lourdes, hoje com 75 anos, é professora aposentada. Alberto, 76, jornalista e advogado, também aposentado.
O que move o casal a manter o negócio aberto é sentir que tem a missão de difundir a doutrina. Tanto que enquanto Lourdes atende na livraria de segunda a sábado, das 10 às 20h, Alberto dá palestras e comparece às reuniões diárias no Centro Espírita Dr Luiz Monteiro de Barros, da Associação Médico Espírita, que fica na rua Uruguay, Paquetá.