Roteiros Nacionais

Salvador: uma senhora de 465 anos

28/03/2014
Salvador: uma senhora de 465 anos | Jornal da Orla
Neste sábado (29), a baiana Salvador completa 465 anos e para comemorar a data a cidade está em festa desde o dia 23, culminando com o festival “Viva Salvador!” no dia do aniversário no Pelourinho, com diversas atrações artísticas gratuitas em pontos variados do Centro Histórico. Além do valioso conjunto arquitetônico, que rendeu à cidade o título de Patrimônio da Humanidade, as praias, a história, a gastronomia e as manifestações culturais compõem o ambiente receptivo da primeira capital do Brasil, famosa também por seu carnaval.
Como uma das cidades-sede da Copa do Mundo, Salvador recebeu R$ 13,5 milhões do Ministério do Turismo para obras. Pontos turísticos como o Farol da Barra, a Praça Castro Alves e o Estádio Fonte Nova estão sendo adequado conforme as normas de acessibilidade. Os recursos também beneficiam obras de sinalização de atrativos na orla da Baía de Todos os Santos, nos bairro da Barra e Itapoã e no Pelourinho.

Durante a Copa, a prefeitura da cidade realizará um carnaval fora de época, entre os dias 14 e 15 de junho, com a participação de, pelo menos, 15 blocos. O objetivo é divulgar a folia baiana e atrair turistas para a capital durante o torneio. Na verdade, Salvador é uma festa permanente. Tem a festa de sabores do tabuleiro da baiana, a festa dos ensaios abertos dos blocos, a festa do candomblé e da devoção cristã, da capoeira, a festa do pôr do sol no Farol da Barra, do artesanato e um Centro Histórico considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

10 atrações imperdíveis
Farol da Barra -Também conhecido como Farol de Santo Antônio, é um dos principais cartões-postais de Salvador e, além da beleza externa, também dá acesso ao museu náutico. A torre de 22 metros de altura foi construída no século XVII e guiava as embarcações que chegavam à cidade, que já foi um dos principais portos da América do Sul.

Elevador Lacerda – O primeiro elevador urbano do mundo é um dos atrativos turísticos mais procurados de Salvador. Inaugurado em 1873, atinge uma altura de 72 metros e leva os moradores da parte baixa da cidade para a parte alta. A atração fica por conta da bela vista a partir dele.

Mercado Modelo – Localizado na Cidade Baixa, o Mercado Modelo é considerado o maior shopping de artesanato do país. Nele mais de 260 lojas vendem produtos típicos da Bahia, além de contar com restaurantes e bares. O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Construído em 1861, foi a terceira alfândega de Salvador. O local também recebe diversas ações artísticas e culturais.

Lagoa de Abaeté – A Lagoa de Abaeté fica a 10 km do centro da cidade e é um
ponto muito conhecido. Nela o turista encontra águas calmas, areias brancas e coqueiros para relaxar. A lagoa faz parte de uma área de preservação ambiental.

Igreja do Senhor do Bonfim – A igreja ficou famosa no Brasil inteiro graças às fitinhas do Senhor do Bonfim que costumam ser compradas como lembrança pelos turistas e a lavagem de suas escadarias feita anualmente. Esse monumento cultural de arquitetura neoclássica e fachada rococó foi erguido entre 1745 e 1754 com o objetivo de abrigar a imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim, trazida de Lisboa. O Papa Pio XI elevou a igreja à Basílica em 1927.

Forte de Monte Serrat – Construído primeiro como um pequeno forte entre 1538 e 1587, foi reformado em 1602 para ter maior poder defensivo. Era conhecido como Fortaleza de São Felipe, até ter seu nome alterado no século XIX. É um bonito ponto turístico que carrega muita história, pois foi ocupado em 1638 pelos holandeses e acolheu o príncipe Maurício de Nassau. O forte abriga o Museu das Armas.

Ponta do Humaitá – Próxima ao Forte de Monte Serrat, a Ponta do Humaitá é conhecida pela vista panorâmica da Baía de Todos os Santos e da cidade, além de ser um dos melhores locais para observar o pôr do sol. A arquitetura do entorno é marcada por casas construídas no século XIX, assim como a presença de um farol do início do século passado, de mosteiro e da Igreja de
Monte Serrat.

Baía de Todos os Santos – A maior baía do Brasil foi avistada em 1º de novembro de 1501 na expedição de Américo Vespúcio e batizada devido à data, que celebra o Dia de Todos os Santos. Nela se encontram águas calmas e claras, além de Mata Atlântica, vastos manguezais, restingas e recifes de corais.

Praia de Itapuã – Eternizada na música de Vinicius de Moraes e Toquinho, vale a
pena passar “uma tarde em Itapuã”, ornada por grandes coqueiros e uma das mais bonitas e conhecidas de Salvador.

Praia da Ribeira – Um dos locais mais charmosos e boêmios de Salvador, a Praia da Ribeira é banhada pela Baía de Todos os Santos e possui uma bela vista dos casarões coloniais e de suas ilhas. O local é um dos mais frequentados por velejadores na cidade, devido às águas calmas, motivo pelo qual antigamente foi uma conhecida aldeia de pescadores.