Tradicional e moderno. Assim pode ser definido o Cine Roxy que, no sábado (15), completou 80 anos de existência. Dos primeiros rolos de película, em 1934, ao sistema digital: o Roxy é o único cinema de Santos que acompanhou as mudanças no modo de exibição de filmes.Nesta quinta-feira (20), uma festa para convidados celebra essas oito décadas e marca a abertura da exposição “Cine Roxy 80 anos: a evolução”. São fotos que reproduzem reportagens de jornais desde a fundação do cinema, em 1934. A reprodução das páginas ficou a cargo dos fotógrafos Nara Assunção e Jota Júnior.
O público poderá conferir publicações sobre o lançamento do cinema, anúncios, o fim da Cinelândia, a resistência do cinema, além da mudança para o formato multiplex, mostrando, em paralelo, a história do cinema santista.
Inicialmente, a exposição ficará aberta ao público de sexta-feira (21) a domingo (24), no Roxy 5 (Av. Ana Costa, 443, Gonzaga). Na semana seguinte, será levada para o espaço de exposições do Shopping Pátio Iporanga (av. Ana Costa, 465, Gonzaga), no primeiro piso, onde fica o Roxy 4.
Outra novidade marca as comemorações dos 80 anos do cinema. Iniciativa inédita na região, uma parceria do Cine Roxy com a empresa japonesa NEC vai apresentar ao público melhores condições de ver e ouvir os filmes. Até julho, todas as salas das quatro unidades do Roxy passarão a contar com um sistema completo de projeção digital integrado, que envolve projetores de altíssima definição (2K e 4K), servidores de conteúdo, sistemas 3D, telas aluminizadas e outros sistemas de última geração. As salas de projeção do Roxy contarão com um sistema em tecnologia 3D passiva, que está sendo lançado nos EUA.
A exposição “Cine Roxy 80 anos: a evolução” tem entrada franca e apoio da Hemeroteca de Santos e do Shopping Pátio Iporanga.