Clara Monforte

Olhos nos olhos com Manuel Malta da Costa

02/03/2014
Olhos nos olhos com Manuel Malta da Costa | Jornal da Orla
Nem o sol, muito menos o calor, desanimaram os cavaleiros que subiram o Morro da Nova Cintra para a Clínica de Equitação que marcou a reabertura do Centro Santista de Hipismo, no último final de semana. Atletas de todos os estilos lotaram as pistas de terra para um estágio, sob o comando do mestre português MANUEL MALTA DA COSTA,  que veio a Santos a convite de Eloy Valles, diretor administrativo da hípica. Gostou tanto da cidade que pretende voltar.  “Se ele me convidar, é claro”…
 
…Sobre este capítulo de sua história, Manuel se diverte contando que tanto ele, quanto “a infanta”, sempre tiveram fama de “mau gênio”: ele rigoroso nos conceitos, ela rebelde no comportamento. Na primeira aula, Manuel alertou a nova aluna para a importância do uso do capacete. No dia seguinte, foi avisado pela governanta do palácio que Helena se recusava a usar o acessório… 
 
…Contrariado, pegou o equipamento e se aproximou da infanta dizendo: “Pela porta que entrei, posso sair a qualquer momento. Portanto, cumpra as minhas ordens”. E, sorridente, ele arremata: “Depois ficamos amigos”…
 
…O cavaleiro português não vê diferença na vocação entre homens e mulheres, quando o assunto é esporte, mas admira a sensibilidade e disciplina que elas demonstram.  Ao comentar o assunto, ele apontou para uma amazona de Campinas, Vitória Nogueira, que, aos 16 anos, afirma categoricamente que disputará as próximas olimpíadas…
 
…Do alto de sua experiência, ele opina. “Se ela vai, eu não sei. Mas, estou certo de que esta menina é capaz de sacrificar tudo para se tornar uma grande atleta. Essa determinação é característica de uma autêntica campeã”…
 
…Durante a competição, debaixo de um forte temporal, Beatriz Monteiro Hayashida deu uma aula de elegância. Depois de cumprir a sequência de obstáculos em uma pista encharcada, acabou escorregando da cela, um acidente que suspendeu a respiração da plateia. Mas orgulhosa, a jovem amazona se levantou e, coberta de lama, subiu ao pódio. Apesar do susto, ela registrou o segundo melhor tempo na sua categoria e sem faltas. Diz aquele velho ditado: “Se caíres sete vezes, levanta-te oito!”.
 
…Aos 67 anos, Manuel Malta da Costa tem uma vitalidade invejável e muito senso de humor. Ainda monta e irá competir na próxima temporada europeia. Para manter a forma, come pouco e diz que não se interessa por gastronomia. “Ainda bem, imagine um cavaleiro velho e gordo subindo num cavalo, seria ridículo!”.