Considerado a maior autoridade da história do samba na região da Baixada, o historiador e Marechal do Samba J. Muniz Jr. lança nesta quinta-feira (27), às 16h, seu novo livro: ‘Memórias do Carnaval Santista’. O evento ocorre no Miss (Museu da Imagem e do Som de Santos). Entrada franca.
De acordo com o escritor, a obra faz um registro do samba desde as primeiras manifestações carnavalescas, ainda no século 19, até a data atual. “A pesquisa é de extrema importância, pois ainda é escassa a produção literária com esta temática”, afirma J. Muniz.
O leitor poderá fazer uma viagem no tempo, conhecendo um pouco mais sobre os tradicionais cordões, ranchos, blocos e tribos carnavalescas, passando pelo surgimento das escolas de samba, personalidades e muitas outras curiosidades.
O livro, com 288 páginas, lançado pela editora Comunnicar, foi contemplado pelo Facult (Fundo de Assistência a Cultura) e tem apoio da Prefeitura Municipal de Santos, por meio da Secretaria de Cultura de Santos. O Miss fica no piso térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Sen. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias). Informações: 3226-8000.
Biografia
Jornalista, J. Muniz Jr. reside em Santos de desde 1938. Em 1960, foi cronista carnavalesco e redator do jornal O Diário (Diários Associados). Também foi colunista do extinto Jornal Cidade de Santos e, posteriormente, trabalhou no Jornal A Tribuna. É membro da Academia Brasileira de Jornalismo, da Ordem dos Velhos Jornalistas do Brasil, do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.