Manual do Viajante

Traz uma lembrancinha?

21/02/2014
Traz uma lembrancinha? | Jornal da Orla
Viajar, experimentar novos sabores, conhecer lugares e culturas diferentes. Cada destino ao redor do mundo tem a sua especificidade e, para tornar a viagem mais mais marcante, é sempre bacana trazer uma lembrança na mala. Os souvenirs podem ser bem típicos do local, como os alfajors argentinos, ou simplesmente ilustrar a bandeira do país, como chaveiros ou camisetas no Reino Unido. Seja para presentear alguém ou guardar como recordação de uma viagem, os souvenirs são sempre opções ideais. Veja quais são os objetos mais característicos e procurados de alguns dos mais famosos roteiros pelo mundo:
 
Tóquio (Japão) – (foto acima) –  Impossível trazer só um souvenir do Japão. Porém, um artigo tradicional da cultura japonesa é o Gato Maneki Neko, disponível na versão pata direita levantada, que eles acreditam atrair dinheiro e com a pata esquerda levantada que promete atrair clientes.

Londres (Inglaterra)– A terra da Rainha tem três características marcantes: as cabines telefônicas, os ônibus vermelhos e o relógio Big Ben, e pelo menos um souvenir de cada um deles você precisa trazer para casa. 

Paris (França) – Trazer uma réplica da Torre Eiffel em miniatura é oção de dez entre dez turistas na França. A versão de chaveiro para dar de presente agrada como lembrança aos amigos.
 
Nova York (EUA) – A famosa estampa I love NY está em artigos como camisetas, copos, canecas, almofadas. Quando visitar a Big Apple, não deixe de trazer também uma réplica da Estátua da Liberdade e um globo de neve.
Moscou (Rússia)- O souvenir típico de Moscou e da Rússia são as matrioskas, as bonequinhas que cabem uma dentro da outra. Além de serem boas opções de presentes, ficam ótimas como peças de decoração do seu escritório ou sala de estar.
 
Amsterdã (Holanda) – Os tamancos de madeira são típicos da cidade e estão disponíveis em formato de chaveiros até os tamanhos reais. Pintados à mão, eles possuem cores fortes e chamativas.

Pequim (China) – O souvenir típico da região são as estátuas de Soldados de Terracota. São mais caros do que os souvenirs normais, mas, assim como as bonecas matrioskas, os soldados são incríveis itens decorativos.

 
Lisboa (Portugal) – O souvenir mais interessante de Portugal é o Galo Barcelos. Encontrado a preços interessantes, pode ser um ótimo presente para toda a familia. Nas lojas de souvenirs, existem também pratos pintados à mão, que ficam bonitos como decoração de cozinha.
 
Bankok (Tailândia) – O país é conhecido por suas sedas – tecidos versáteis que podem ser usados como lenços ou na decoração da casa.
 
Toledo (Espanha) – A cidade é famosa por ser a capital do aço na Espanha. Diz-se que com o aço de Toledo a faca nunca perde o fio de corte. Na culinária, os marzipans também são famosos no mundo todo. 
 
Praga (República Tcheca) – Os objetos de desejo de todo turista que visita Praga são os tradicionais cristais da Bohêmia e as famosas marionetes de madeira.  A tradição do cristal remonta ao ano 1200, época em que ele começou a ser elaborado nos mosteiros situados ao Norte da região da Bohêmia.