Notícias

Sol, mar e piscina prejudicam os cabelos

14/02/2014
Sol, mar e piscina prejudicam os cabelos | Jornal da Orla
Uma das grandes preocupações no verão, principalmente das mulheres, é com os cabelos. Excesso de sol, água do mar e o cloro da piscina causam danos aos fios, que ficam ressecados, sem flexibilidade e sem brilho. O erro mais comum é esquecer de passar protetor solar nos fios ao ir à praia ou piscina. “O ressecamento acontece porque as cutículas se abrem e o cabelo fica exposto aos agentes externos”, explica Rosemeire de Oliveira, consultora de desenvolvimento pedagógico do Instituto Embelleze.
 
A dica, segundo ela, é abusar do filtro solar para as madeixas, encontrado no mercado da beleza, e dos fluidos à base de silicone. “Podem ser aplicados antes de entrar na água salgada ou com cloro, ou até mesmo durante a exposição ao sol. É importante passar e repassar os produtos, pois eles hidratam e protegem bastante, já que impedem a entrada dos raios solares e dificultam a saída dos nutrientes”, ensina. 

Na piscina – A especialista alerta que na piscina os cuidados devem ser intensificados, pois o excesso de cloro e cobre no tratamento da água, além dos danos citados, pode deixar os cabelos loiros, esverdeados e os castanhos, avermelhados. Chapéus e bonés também são muito bem-vindos até mesmo em dias parcialmente nublados.
 
Na hora do banho – Os cuidados com os cabelos devem se estender para a hora do banho, quando o correto é usar xampus anti-resíduos pelo menos uma vez por semana. Nos outros dias,  segundo Rosemeire de Oliveira, itens de boa qualidade e próprios para o seu tipo de cabelo são recomendados.
Correndo atrás do prejuízo
Se mesmo com os cuidados recomendados os cabelos ficarem opacos e quebradiços, é necessário procurar um profissional de confiança em um salão de beleza ou tentar inverter a situação em casa. “Comece o tratamento no chuveiro pela higienização usando produtos de boa qualidade. Aplique o xampu, o condicionador e a máscara de tratamento. Eles vão devolver a maciez, o brilho e a flexibilidade dos fios, repondo água e nutrientes naturais. Para um tratamento mais intensivo é necessário partir para uma cauterização, ou seja, uma reconstrução, que tem o objetivo de reparar maiores danos”, diz Rosemeire.
 
A consultora lembra que tais cuidados não devem ser tomados somente nesta época, mas durante todo o ano. “Nós vivemos em um país de clima tropical e tomamos sol ou nadamos com frequência. É necessário se prevenir sempre”, completa. Desta forma e, sem perder muito tempo, dá para continuar com uma cabeleira linda e ainda aproveitar o calor sem se preocupar.