Tecnologia

Terceira-idade no mundo virtual

15/02/2014
Terceira-idade no mundo virtual | Jornal da Orla
Um um mundo onde todos estão conectados, é difícil não se adequar a essa realidade. É preciso estar sempre atualizado para seguir as tendências tecnológicas atuais. E quem pensa que tecnologia é coisa somente de gente jovem, está muito enganado. 
 
Inteirado no mundo virtual, o aposentado Guilherme Gargantini, de 74 anos, decidiu preencher sua rotina de forma diferente. Após fazer um curso de informática para a terceira-idade no Sesc, descobriu que mais idosos tinham vontade de se conectar. Aproveitou esse novo hobby e os constantes e-mails que recebia do amigo José Ramos para criar um site voltado para o público da terceira-idade.
 
No começo, não foi fácil colocar a ideia em prática. “O programador, responsável por criar uma página na internet, cobrava muito por hora de trabalho, então fui buscar ajuda dos amigos e parentes para montar o site”, revela Gargantini. O Divertidosos.com.br foi ao ar graças à ajuda da esposa Mônica e do novo amigo, Nicolas Ramos, de apenas 14 anos, com quem fez amizade ao trocar figurinhas em seu prédio.  Segundo ele, na sociedade atual, é preciso se atualizar e se integrar. “É como se estivéssemos vivendo em uma nova civilização”, diz. 
 
O site, que foi ao ar em outubro de 2013, é repleto de piadas, histórias, dicas de saúde, saúde bucal, informações sobre pets e até sobre cursos para idosos. O conteúdo é feito por eles, pesquisado e também tem material das pessoas que enviam pelo próprio site. O objetivo é divertir e informar os idosos, sem alusão a partido, time de futebol ou religião, apenas mostrando um pouco do que a terceira idade busca.  “A cidade de Santos tem muitos idosos e, através do boca a boca, conseguimos fazer o site ganhar mais visibilidade”, explica. 
 
Hoje, o site já ultrapassou a marca de 5 mil visitas, o que deixa o Sr. Guilherme muito animado. “O site está me dando uma vida mais longa”, revela o aposentado, que mora com a mulher e a cachorrinha de estimação. “Fico mais entusiasmado e aumentei meu ciclo de amizades. O site me dá até mesmo um conforto espiritual”, completa. 
 
Reconhecimento
Ao conversar com um colega aposentado, o Sr. Guilherme foi convidado a conhecer o curso de informática para a terceira-idade que a Fatec oferece, em Santos. “Cheguei lá e soube que daria uma palestra em uma sala com 150 idosos, foi muito emocionante”, revela. Após a palestra, tamanho foi o interesse dos experientes alunos, que ele foi convidado a participar da formatura da turma. “Foi a primeira vez que vi uma formatura em que os formandos eram mais velhos que a mesa do corpo docente”, brinca. 
 
Site: