Em tempos de predominância de axé, funk, música eletrônica, há cidades pelo país que preservam a tradição dos antigos carnavais, animados por marchinhas e a folia na rua, motivos de sobra para atraírem, todos os anos, milhares de foliões.
São Luiz de Paraitinga
“Chuva de Confetes” é o tema deste ano do famoso carnaval de marchinhas de São Luiz de Paraitinga, a histórica cidade de 10 mil habitantes no Vale do Paraíba, entre as cidades de Taubaté e Ubatuba, que no carnaval atrai cerca de 150 mil visitantes. As ruas e ladeiras são tomadas por foliões, blocos tradicionais e bonecos gigantes que representam ícones da cultura local como o Juca Teles e personagens das lendas. O carnaval de São Luiz traz consigo uma vestimenta toda peculiar, onde as fantasias e alegorias dos foliões são muito coloridas e baseadas no tecido florido da “chita” ou na remenda de retalhos.
Olinda
Famoso no Brasil e até no exterior, os desfiles pelas ruas de Olinda, Pernambuco, são animados com muito samba e frevo. Além dos clubes carnavalescos, saem às ruas clubes de frevos, blocos, maracatus, troças, afoxés e caboclinhos. O Carnaval de Olinda surgiu no começo do século XX e uma de suas principais marcas é o desfile dos Bonecos Gigantes. Confeccionados de madeira, papel e tecidos, estes bonecos são conduzidos pelas ruas da cidade, animando os foliões. Um dos bonecos mais conhecidos e tradicionais é o “Homem da meia-noite”, que saiu pela primeira vez no ano de 1932.
Ouro
Preto
Com um dos carnavais mais tradicionais do Brasil, a mineira Ouro Preto aguarda 75 mil turistas nos dias de folia. Dentre as atrações estão os desfiles de blocos que param as ruas históricas com seus cantos e bateria. Os blocos estudantis como Forca, Caixão, Cabroró e Praia prometem estimular a farra dos foliões. Já os típicos blocos ouro-pretanos como Zé Pereira dos Lacaios, Candongueiro e Bandalheira Folclórica Ouropretana agregam tradição e cultura ao momento mais alegre do ano. Haverá palcos montados em diversas praças da cidade e também em distritos. A cidade, que abriga muitas repúblicas de estudantes, tem como tema este ano “Carnaval Cultura”.
Socorro
Banda de marchinhas, blocos carnavalescos e escolas de samba desfilam pelas ruas do centro da cidade, atraindo milhares de turistas em busca de diversão e saudosos dos carnavais de antigamente. Socorro está distante 132 km da capital e é uma das cidades que compõem o Circuito das Águas Paulista. A escolha pelo público da melhor marchinha de 2014 no dia 28 de fevereiro na Praça da Matriz dará início ao reinado do Momo na cidade. A maioria dos hotéis e pousadas da cidade tem pacotes especiais e programação de lazer para o feriado com bailes, matinês e bloco do turista desfilando nas ruas.
Cananeia
Cananeia, no litoral sul de São Paulo, traz em seu carnaval as raízes históricas portuguesas: o Entrudo, o Zé Pereira, a abertura com o Rei Momo com a entrega da chave da cidade, os blocos de rua. Os foliões aproveitam também para curtir os atrativos naturais da região, com sua paisagem formada de manguezais, golfinhos na baía, acesso a praias, ilhas, cachoeiras e passeios náuticos. Este ano, a exposição “Carnaval em Cananeia… Uma história de alegria”, montada até 9 de março no Museu Municipal Histórico e Artístico, conta um pouco da história da festa na cidade com fotos, depoimentos, máscaras de entrudo e outros objetos.
Cunha
A pacata estância climática de Cunha, no Alto Vale do Paraíba, aposta em uma programação animada para os turistas pularem o carnaval sem comprometer a atmosfera tranquila da região, com trilhas, cachoeiras, ateliês de cerâmica e charmosos restaurantes e pousadas. Este ano, blocos de rua, shows da “Banda Furiosa”, especializada em marchinhas, concurso de fantasia infantil estão entre as atrações. Na segundona (3 de março), o “Bloco das Piranhas” sai mais uma vez às ruas com os homens esbanjando criatividade ao se vestir de mulher. Com direito a prêmio para a melhor caracterização.