A agência do Banco do Brasil, que fica na Rua Dom Pedro II, no Centro de Santos, está paralisada na manhã desta sexta-feira (14). A falta de porta giratória na unidade é o motivo do fechamento do banco pelos trabalhadores e Sindicato dos Bancários de Santos e Região. O mesmo problema já tinha provocado a paralisação do BB da Dom Pedro na quarta-feira (12).
“A ausência da porta giratória traz insegurança para os funcionários. Além disso, existe uma lei municipal, de 1995, que obriga os estabelecimentos bancários a instalar o equipamento”, explicou a secretaria geral do Sindicato, Eneida Koury. A legislação citada por Eneida afirma que em “estabelecimentos bancários instalar-se-á na(s) entrada(s) porta de segurança com dispositivo de alarme com detector de metais”, além de outros recursos de segurança.
Em toda a região, 12 agências bancárias já foram paralisadas por problemas de climatização. Outras três estão previstas para serem fechadas. Denúncias sobre problemas em agências bancárias na Baixada Santista podem ser feitas para os diretores do sindicato ou por meio do site do Sindicato dos Bancários.