Baixada Santista

Prefeitura de Cubatão e ALL debatem medidas para melhorias no leito ferroviário

12/02/2014
Prefeitura de Cubatão e ALL debatem medidas para melhorias no leito ferroviário | Jornal da Orla
Uma inspeção conjunta marcada para esta sexta-feira (14), na área de concessão da ALL no núcleo Costa Muniz, controle de velocidade dos trens nas passagens em nível, construção de quatro passarelas e de 6,5 km de muro ao longo do traçado da ferrovia – são algumas das melhorias anunciadas durante encontro de dirigentes da America Latina Logistica (ALL) com a prefeita Marcia Rosa e seu secretariado, na tarde desta terça-feira (11). A reunião foi no gabinete da prefeita, presente ainda um representante da Ecovias, Rui Klein, e dirigentes da Sociedade de Melhoramentos do Vale Verde.
 
Representando a ALL, Sildomar T. Arruda, Carlos e Marcelo Fiedler e Hugo Aka Yamamura apresentaram os planos de duplicação da linha férrea, que pretendem concretizar nos próximos doze meses, e que na área do núcleo Vale Verde inclui a ampliação do escoamento das águas sob a via férrea. Enquanto isso não ocorre, segundo explicaram, serão intensificados os serviços de limpeza e manutenção no local, incluindo o uso de uma escavadeira para aprofundar o local de passagem das águas entre a rodovia e as linhas da Transpetro.
 
Nesta sexta-feira, às 8h, representantes da ferrovia e os secretários municipais de Obras, Habitação e Serviços Públicos inspecionarão a área de concessão da ferrovia no núcleo residencial Costa Muniz e Vila Natal.
 
Uma das preocupações da ferrovia e da Prefeitura é com as passagens em nível, para pedestres e veículos, onde têm ocorrido muitos acidentes. Assim, nas travessias de pedestres da Avenida Martins Fontes e das rua e travessa Monteiro Lobato, serão colocados equipamentos que vedem a travessia em linha reta, para forçar a atenção das pessoas sobre a aproximação de trens, nas passagens de veículos das avenidas Henry Borden e Miguel Couto e da Rua Paraíba, os trens deverão reduzir a velocidade e a Companhia Municipal de Trânsito (CMT) ampliará a sinalização de alerta aos motoristas.
 
A ferrovia pretende ainda ter um zelador de área, para cuidar de toda a região, e firmar um contrato de manutenção por cinco anos de toda a área de sua concessão.
 
A prefeita Marcia Rosa se declarou satisfeita com o fato de a empresa ALL estar resgatando sua credibilidade junto à comunidade cubatense, cumprindo os prazos assumidos. Essa aproximação resulta de trabalho realizado pela Prefeitura desde o início do ano, quando o Governo Municipal foi procurado por moradores do Vale Verde, em decorrência de inundações causadas pelo acúmulo de águas pluviais e fluviais, sem vazão suficiente sob o leito da ferrovia. A ALL foi chamada para várias reuniões com os técnicos municipais, a Ecovias e os moradores. Inclusive, a prefeita levou o tema a debate em Brasília, na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).