Comportamento

Volta às aulas: dicas para se organizar e retomar a rotina

03/02/2014
Volta às aulas: dicas para se organizar e retomar a rotina | Jornal da Orla
Depois de um período sem regras, pais e filhos devem retomar os horários gradativamente, para evitar ansiedade da criança neste período de transição, crie um cenário positivo do novo ano letivo. 
 
O pediatra Marcelo Reibscheid explica que o planejamento deve começar com a organização dos horários dos pais: “Decidir quem vai levar e buscar os filhos, quem ajuda no dever em cada dia da semana e até mesmo definir um cardápio alimentar semanal ajudam a família a recuperar o ritmo com a nova rotina das crianças”, sugere o especialista.
 
Pode parecer fácil retomar as responsabilidades após um longo período de descanso, mas não é. Pesquisa elaborada pela Isma (International Stress Management Association) no Brasil aponta que 23% dos brasileiros sofrem da chamada síndrome pós-férias, também conhecida por especialistas como depressão pós-férias. 
 
De acordo com o pediatra, não é recomendado deixar para se organizar no primeiro dia de aula, principalmente com relação aos horários de sono. Cerca de 10 dias antes do início do ano letivo, vale colocar os filhos para dormir no horário ideal que irão acordar durante as aulas. Essa prática ajuda na adaptação e evita birras e manhas quando as aulas começarem.
 
“Dormir bem e se acostumar com os horários ajuda a evitar aquele mal humor da criança e até a recusa em ir à escola. Com relação ao horário de acordar, o ideal é que os filhos não durmam até muito mais tarde do que precisariam acordar em época de aulas”, alerta Reibscheid.
 
Para diminuir a angústia, nada é tão importante quanto falar sobre o novo ano escolar e criar um cenário positivo. O ideal é comentar sobre os novos amiguinhos, os professores, as novas matérias e os livros didáticos. Os pais devem  reservar o horário das lições de casa para praticar atividades pedagógicas simples com os filhos no final das férias. Colorir ou fazer desenho são boas opções para crianças não alfabetizadas.
 
“Com as maiores, sugira escrever uma história juntos. Você pode começar um parágrafo e pedir que o filho use a imaginação para terminar a redação”, indica o pediatra.