São Paulo, a eterna Terra da Garoa, completa dia 25 de janeiro(sábado), 460 anos. Conhecida por sua grandiosidade, suas estruturas de concreto e trânsito caótico, é uma cidade geradora de tendências, capital dos negócios, da cultura, do entretenimento e da gastronomia.
A cidade de São Paulo recebe anualmente 11 milhões de visitantes, dos quais 16,4% são estrangeiros e 82,46% são brasileiros. Segundo a São Paulo Turismo, metade dos turistas vem a negócios, 39% a lazer, e o restante chega para tratar da saúde, visitar parentes, fazer cursos ou ingressar nas faculdades.
E não faltam opções de diversão e gastronomia. A cidade comporta 160 teatros, 110 museus, 294 salas para shows, 12,5 mil restaurantes – sendo 52 tipos diferentes de cozinha -, 64 parques, sete estádios de futebol e um autódromo internacional. Confira alguns dos endereços mais visitados na capital paulista:
Parque do Ibirapuera – Projetado por Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx, é a área verde mais famosa da cidade. O parque também é um grande centro cultural: conta com 3 museus (Museu de Arte Contemporânea, Museu de Arte Moderna e Museu Afro-Brasil), um planetário, o Obelisco em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932, o Monumento às Bandeiras, um auditório e grande espaço para uma série de shows e apresentações artísticas.
Avenida Paulista- Este ponto turístico é o símbolo da cidade. São 2,5 km de extensão, passando pelo Parque Trianon, Conjunto Nacional, as megalojas da Martins Fontes, FNAC e Livraria Cultura e outros polos de cultura e negõcios.
Pinacoteca do Estado – Museu mais antigo da cidade, a Pinacoteca está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios e conta tanto com exposições temporárias quanto com um acervo permanente.
Mercado Municipal – Um festival de cores e sabores, o famoso Mercadao tem de tudo: peixes, frios, embutidos, temperos, bebidas e muito mais. Prepare o apetite para provar o sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau, os pratos mais tradicionais do local.
Vila Madalena – Um dos locais mais visitados por concentrar bares para todos os gostos: desde clássicos até os mais agitados.
Museu do Ipiranga – Monumento em homenagem à Independência do Brasil e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
Bairro da Liberdade – Reduto da cultura japonesa, possui decoração nas ruas, lojas e restaurantes típicos, além da tradicional feirinha aos domingos.
Masp – Considerado o mais importante museu de arte do hemisfério sul, conta com um rico acervo e já recebeu obras de grandes nomes das artes plásticas, como Renoir, Monet, Picasso e Van Gogh, entre tantos outros.
Catedral da Sé – Um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo, a igreja foi construída em 1591 e, desde então, já foi demolida e reerguida algumas vezes, até chegar à forma atual, em 1913. A Catedral da Sé é um dos principais cartões-postais de São Paulo, localizado no coração da metrópole.
Estação da Luz – Construída no início do século XX, suas estruturas foram trazidas da Inglaterra e remetem ao Big Ben e à abadia de Westminter. O prédio da Luz teve de ser restaurado em 1946, após ser parcialmente destruído por um incêndio. É tombado pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico.
Centro Histórico – Andar pelo Centro Histórico de São Paulo é uma verdadeira aula de história. O roteiro pode ser iniciado na Praça da Sé, onde se encontram o Marco Zero e a Catedral, com paradas obrigatórias no Pátio do Colégio, Mosteiro de São Bento, Solar da Marquesa, os edifícios Martinelli e Altino Arantes (prédio do Banespa) e o Centro Cultural Banco do Brasil. O passeio não estará completo sem uma caminhada no Viaduto do Chá e uma visita ao Teatro Municipal.
Museu da Língua Portuguesa – Inaugurado em 2006, o grande atrativo do museu é a interatividade, com instalações que usam a tecnologia de forma criativa.
25 de Março – Se o seu interesse em São Paulo é encontrar produtos com preços bastante atrativos, seu lugar é a Rua 25 de Março, meca do comércio popular. Fica bem próxima do Mercado Municipal.