Santo de casa pode fazer milagre, sim. No editorial da coluna desta semana, vou destacar o exemplo de um raro talento local, que ganhou o mundo e que por apenas alguns meses, está de passagem pelo Brasil, para lançar seu mais novo CD e beber da fonte que sempre lhe deu muita inspiração.
Falo da cantora, pianista e compositora santista Anna Beatriz, que tem a música incorporada na sua vida desde os 8 anos de idade. Talento precoce que se desenvolveu muito graças ao seu empenho e dedicação. Sem falar no seu sonho de adolescente, de um dia se tornar uma grande artista.
Desde 2011 está radicada nos Estados Unidos, mais precisamente em Los Angeles, meca do cinema e da música, e onde já apresentou seu trabalho nas melhores casas e teatros locais, como, por exemplo, o Catalina Jazz Club, um dos grandes templos do Jazz americanos e por onde já passaram as maiores feras do gênero. Privilégio que só é dado para aqueles que realmente têm talento.
Foi para lá com a cara e a coragem, se desfez de tudo por aqui e foi em busca de seu grande objetivo na vida: viver integralmente da sua música. E ela sempre demonstrou muita maturidade e foco. Sabe o que quer e como fazer para conseguir atingir os seus objetivos.
Seu talento ganhou destaque na sua graduação “com honras”, no programa “Vocal Performance”, da Musicians Institute, uma das mais importantes escolas de música, assim como a Berkelee, onde recebeu o prêmio de melhor estudante de 2012.
Seu estilo de cantar e tocar tem nítidas influências do Jazz, do Pop, Smooth Jazz, MPB e agrada desde os primeiros acordes. Cantando em inglês ou em português, sempre na medida certa.
Numa destas tardes, tive o privilégio de ouvir o seu som, direto do piano elétrico montado no estúdio na sua casa, e lá pude perceber muita sensibilidade, talento e acima de tudo simplicidade, que me muito, cativaram. E, como ela mesma afirma, é no palco a mesma pessoa que conversa com você em qualquer lugar. E isto já pude perceber em algumas das suas raras aparições por aqui dando uma “canja” para os seus grandes amigos músicos e posso garantir que é assim mesmo.
Agora é só esperar pelo lançamento do CD por aqui e fico aqui a imaginar onde ela ainda pode chegar. Com doçura, carisma e muito talento eu sei que ela vai longe, muito longe. Os palcos do mundo esperam, Anna Beatriz. Boa viagem musical.
Dedico a coluna desta semana a Sra. Zoraide Lúcia do Nascimento Padredi, grande incentivadora da carreira da Anna Beatriz.
Anna Beatriz – “Sobre Nós”
Seu primeiro trabalho solo foi lançado de forma independente no ano de 2006 e contou com 10 faixas e a direção musical e produção do pianista Marcelo Elias, outro talento santista que atingiu o sucesso. Ele que já passou pela direção musical da dupla Sandy & Junior e está há vários anos comandando a banda do cantor Pedro Mariano.
O repertório do CD é composto por composições autorais que descrevem cenas do cotidiano da vida, com ênfase principalmente nos relacionamentos amorosos.
A sonoridade moderna e contemporânea do trabalho já mostrava a ousadia da intérprete e da compositora.
Participaram também, do projeto, os músicos Johnny (guitarra e bateria), Juninho na percussão e os convidados especiais, Conrado Goys e Márcio Bach nas guitarras. O próprio Marcelo Elias conduziu os teclados, contrabaixo e samplers, mostrando toda sua versatilidade.
Destaque para os temas “Como Vai o Meu Amor?”, “Se Você Quisesse”, “Poema”, “Esperando Você Voltar (Abril)”, as baladas “Sou Eu Em Silêncio” e “Days and Days’ e o tema “Indo Embora”, feito em parceria com Luccas Trevisani.
Uma estreia de qualidade, que retrata todo seu esforço
e talento.
Anna Beatriz – “Beautiful Ride”
O CD começou a ser gravado no início de 2013 e foi lançado nos Estados Unidos no mês de setembro, em outra casa super-famosa de Los Angeles, o “Vitello’s Jazz & Supper Club”, e depois em outros palcos, sempre com grande destaque e repercussão.
O repertório do trabalho traz 5 músicas inéditas, todas composições autorais, na maioria cantadas em inglês, numa mistura encorpada do Jazz e do Pop, com tempero bem brasileiro, merecendo destaque os belos arranjos de sopros. A produção foi assinada por ela, A J Oliveira e Christian Klikovits.
Nos vocais e no piano, Anna Beatriz arrasa na interpretação, demonstrando seu amadurecimento musical.
A banda que a acompanhou é de altíssimo nível e formada Kevin Lambertucci no contrabaixo, Sandy Chao Wang nos teclados, Arturo Lopez na guitarra, Marcus Heler na bateria, Max Fronek no saxofone, Spencer Sussman no trombone, Tite Villar no trompete e Jonina Aradottir nos vocais.
Meus destaques ficam por conta dos temas “Falling Love”, “Another World”, “Leave Me Alone”, “Let Them Say”, feita em parceria com Mateus Cristovão e a faixa título “Beautiful Ride”.
Depois de ouvir todas as faixas do CD, fiquei com o gosto de quero mais. E agora é só aguardar o lançamento aqui no Brasil e, é claro, aqui em Santos. Talento brasileiro, santista, fazendo sucesso no exterior.