O especialista em segurança e gerente corporativo do Grupo Protege, Ronaldo Toneloto, separou algumas dicas para garantir que a sonhada viagem de férias seja aproveitada com tranquilidade:
Obtenha referências do hotel no qual vai se hospedar.
Em qualquer lugar do mundo, prefira deixar o dinheiro e o passaporte no cofre do hotel a carregá-los consigo.
Faça uma cópia do passaporte com o visto ou da carteira de identidade. Em caso de perda dos documentos em viagens internacionais, essas cópias serão úteis na emissão de Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), concedida pelo Consulado Geral Brasileiro.
Em viagens internacionais, tenha sempre em mãos o endereço e o telefone do consulado ou da embaixada do Brasil.
Durante a viagem, não troque dinheiro com carregadores, agenciadores ou desconhecidos que o abordarem em aeroportos e estações rodoviárias ou ferroviárias. Procure casas de câmbio ou bancos autorizados.
Quando usar cartão de crédito, não o perca de vista. Exija que seja utilizado na sua presença e confira com segurança o comprovante do vendedor.
Ao utilizar veículo na viagem, ou nos passeios, verifique as condições mecânicas e respectivos documentos.
Se ocorrer avaria mecânica no veículo, ou troca de pneu, estacione em local seguro, sinalize a operação com triângulo, oriente os passageiros a se posicionarem à frente e longe do veículo, nunca na pista de trânsito.
Evite viajar dirigindo à noite por estradas que não conheça.