Manual do Viajante

Ano é para os amantes dos esportes

03/01/2014
Ano é para os amantes dos esportes | Jornal da Orla
Este é um ano em que as atenções estarão voltadas para os esportes. Além da Copa do Mundo de Futebol, que acontece em junho e julho no Brasil, eventos como os Jogos Olímpicos de Inverno, os campeonatos mundiais de Vôlei e Basquete, tanto feminino como masculino, devem figurar entre os principais responsáveis pelo aumento da demanda por hospedagem. O ano de 2014 também terá os Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanjing (China), e os Jogos Sul-Americanos, em Santiago (Chile), ambos importantes na preparação dos atletas para as Olimpíadas de 2016.
 
“Ao viajar para prestigiar grandes eventos esportivos, é possível conciliar um espetáculo mundial com as belezas locais. Isto sem contar o clima especial que costuma contagiar as cidades”, comenta Carolina Piber, diretora de marketing da Hoteis.com para a América Latina, site de hospedagem. Confira os principais campeonatos do ano:  
 
Jogos Olímpicos de Inverno – De 7 a 23 de fevereiro, em Sochi, na Rússia. Cerca de 1.600 km distante da capital Moscou e na borda do Mar Negro, a cidade recebeu um imponente fluxo de investimentos: entre os quase US$ 127 bilhões gastos, foram erguidos 30 hotéis de 4 e 5 estrelas, além de 54 hotéis de 3 estrelas, isso sem contar as instalações esportivas. Sochi também será palco do primeiro GP da Rússia de Fórmula 1, no dia 12 de outubro. O Campeonato de 2014 volta a ser encerrado nos Emirados Árabes Unidos, com a etapa de Abu Dhabi.
 
Copa do Mundo de Futebol – De 12 de junho a 13 de julho em 12 cidades brasileiras, com opções turísticas que vão das praias de Natal ao Pantanal, representado por Cuiabá, contando com Manaus e a região amazônica, além das maiores cidades do país, como Rio de Janeiro e São Paulo.
 
Mundial de Basquete Masculino – De 30 de agosto a 14 de setembro na Espanha. A competição será disputada por 24 seleções em jogos nas cidades de Madri, Barcelona (que sediarão a fase final (foto), Bilbau, Las Palmas, Granada e Sevilha. O Brasil, que não se classificou para o Mundial, está na briga por um dos quatro convites disponibilizados pela Fiba (Federação Internacional de Basquete).
 
Mundial Feminino de Basquete – De 27 de setembro a 5 de outubro tendo como sedes as cidades de Istambul (foto) e Ankara, na Turquia. O Brasil está na disputa.
 
Campeonato Mundial de Vôlei Masculino – De 3 a 21 de setembro em Cracóvia (foto) e Varsóvia, na Polônia. A seleção brasileira tentará um inédito tetracampeonato consecutivo.

Campeonato Mundial de Vôlei Feminino – De 23 de setembro a 12 de outubro em Roma, Milão e Verona. As meninas do Brasil buscarão a revanche contra as russas nas quadras italianas.